Produtores capacitados pela Emater recebem benefícios do Crédito Social em Aurilândia

Cada beneficiado recebeu cerca de R$ 5 mil reais para executarem projetos na área de avicultura e horticultura

Para capacitar e dar apoio financeiro a famílias em situação de vulnerabilidade, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Secretaria da Retomada, realizou a entrega de 20 cartões do programa Crédito Social em Aurilândia nesta quinta-feira, 25. Os beneficiados são alunos dos cursos oferecidos pela Emater em novembro de 2023.

O Crédito Social é um benefício vinculado ao programa Goiás Social que surgiu em 2021 com o objetivo de levar fomento produtivo para produtores que possuem o interesse em empreender no setor agrícola, aumentando sua renda e melhorando sua qualidade de vida e de toda a família.

Para receber os cartões, os produtores participaram de cursos de avicultura e horticultura promovidos pela Emater. Uma vez capacitados, os alunos recebem uma ajuda financeira de cerca de R$ 5 mil reais para adquirir insumos e colocar em prática o que aprenderam nos cursos. A liberação do Crédito Social depende da comprovação de situação de vulnerabilidade e da demonstração de aptidão e estrutura mínima para a atividade, se necessária.

“É um benefício que visa dar independência econômica aos produtores rurais. As entregas do Crédito Social impactam positivamente a vida de centenas de pessoas. Cada cartão vem com um valor significativo de quase R$ 5 mil reais e é um fomento dado pelo estado para viabilizar novas formas de renda aos produtores”, destaca Rafael Gouveia, presidente da Agência.

A prefeita de Aurilândia, Cida Furtado, enfatizou como o benefício será importante para a economia do município. “É isso que eu busco para nossa cidade. É a qualidade de vida das pessoas, é cada dia as pessoas viverem melhor através do seu trabalho. Eu tenho certeza que os beneficiados vão efetivar e honrar esse cartão que estão recebendo, fazendo uma aplicação correta e com entusiasmo”, afirma.

Para a representante da turma, Michele Mendonça, o benefício viabilizará o complemento dos seus rendimentos. “É uma excelente oportunidade para todos nós produtores. É mais uma renda para dentro de casa e para iniciar um novo ramo de trabalho agora que estamos devidamente qualificados. Eu já criava galinhas e agora vou poder complementar o que já era feito na minha propriedade e aumentar o meu negócio”, explica.

Além da Emater, Seapa e Retomada, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Aurilândia, também foram parceiros da ação.

Agenda

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, acompanhado da equipe diretiva e do coordenador da Regional Rio dos Bois, Claudionor Severino, visitou a Unidade Local da Agência em São Luís de Montes Belos. Desde que tomou posse, o presidente da Agência tem se empenhado para conhecer a estrutura e instalações de todos os escritórios locais das cidades do interior de Goiás.