Reunião orienta produtores sobre novas normativas para produção de leite nesta quinta-feira (22) em Hidrolândia

As novas regras entraram em vigor em maio deste e estabelecem critérios para a qualidade da produção de leite no país

Uma reunião promovida pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), na Fazenda Bonito de Baixo, em Hidrolândia, irá discutir, nesta quinta-feira (22), às 14h, as novas regras para a produção de leite no Brasil, fixadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastaecimento (Mapa). A ação faz parte do programa de produtores da comunidade assistidos pela Emater.

De acordo com o veterinário Clenon Aguiar, responsável pela palestra durante o encontro, é necessário tratar do assunto, especialmente porque as alterações ainda são recentes. “Nós vamos discutir métodos e orientações com esses produtores para que possamos atingir os critérios desejados nas normativas”, complementou.

As reuniões são realizadas quadrimestralmente, com eixos temáticos diversos, conforme a demanda dos produtores locais. A atividade é coordenada pela extensionista social Alenir Batista e o técnico agropecuário Geovane Ferreira.

Mudanças

Editadas em novembro de 2018 pelo Mapa, as Instruções Normativas (INs) números 76, 77 e 78 definem novas adequações para a produção de leite no país. Entre os aspectos ajustados estão os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A.

As novas regras entraram em vigor em maio deste ano e também levam em conta questões administrativas internas, como organização da propriedade e disponibilização de programas de capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas de produção. Para esclarecer dúvidas quanto às alterações, o Ministério da Agricultura publicol um Manual com Perguntas e Respostas sobre as atuais normativas. Para acessar o documento, clique aqui.

Comunicação Setorial – Emater
Texto: Fernanda Garcia
Fotos: Divulgação
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com