Rotação de culturas e herbicidas é alternativa eficaz para combater plantas daninhas na cultura da soja, afirma pesquisador da Emater

Engenheiro agrônomo, Antônio Carlos apresentou uma palestra sobre manejo de plantas infestantes em live transmitida pela Agência Goiana no YouTube

Em live transmitida nesta quarta-feira (06) no canal da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) no YouTube, o engenheiro agrônomo e pesquisador da instituição, Antônio Carlos, apresentou as estratégias de manejo adequadas para combater plantas infestantes na cultura da soja, como a rotação de culturas e de herbicidas que apresentam mecanismos de ação diferentes. 

Segundo o especialista, a planta infestante é aquela que não é desejada. Sua presença a faz competir com os outros vegetais por água, nutrientes e espaço, causando problemas sérios na produção. As plantas daninhas podem ainda transferir grande quantidade de impurezas, são hospedeiras de pragas e doenças e liberam substâncias alelopáticas.

Para evitar a ocorrência dessas espécies, o agricultor pode alternar o cultivo de soja com o cultivo de milho, sorgo e algodão. Antônio Carlos atenta para a realização de rotação de culturas utilizando outra leguminosa, como feijão e arroz. “As características, como doenças e pragas, se repetem. Normalmente, as pragas que são comuns na soja são comuns também no feijão”, alerta.

Além disso, existem métodos de controle preventivo, mecânico, cultural, biológico e químico. Ao utilizar herbicidas é importante trabalhar com produtos de maneira alternada ou até misturar os materiais, já que as substâncias perdem o efeito a longo prazo, ao serem aplicadas com frequência.

O glifosato é um dos herbicidas mais empregados na agricultura. Para o manejo de plantas daninhas na soja, o produto deve ser aplicado antes da semeadura e alguns fatores devem ser levados em conta pelo produtor rural. Conforme o pesquisador, a baixa umidade do solo e do ar, poeira nas folhas e baixa luminosidade podem afetar a eficiência do glifosato.

Confira a palestra na íntegra

YouTube player

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias