Seapa e Emater participam da Caravana ILPF, em Goiânia, no dia 24

A Caravana realiza um painel de debates com o tema “Adoção da ILPF: viabilidade da agropecuária de baixa emissão de carbono”

Na próxima semana, Goiás recebe um importante evento dentro do escopo da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) que é a Caravana ILPF – Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) estarão presentes em sua passagem pela capital. No dia 24 de março (sexta-feira), a Caravana realiza um painel de debates, às 8 horas, com o tema “Adoção da ILPF: viabilidade da agropecuária de baixa emissão de carbono”.

O evento será realizado no Auditório do Sistema Faeg/Senar e trará entre os convidados o diretor de Pesquisa Agropecuária da Emater, João Asmar Junior; o gerente de Sustentabilidade Agropecuária da Seapa e integrante do Grupo Gestor do Plano ABC+Goiás, Pedro Vilela; Beata E. Mandari (Embrapa Arroz e Feijão), Leonnardo Furquim (Sistema Faeg/Senar) e Renato Rodrigues (Regrow). O painel será moderado por Bruno Alves, da Embrapa Agrobiologia.

A Caravana Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma realização da Rede ILPF e Associadas, que tem como objetivo difundir os sistemas ILPF, avançar em novas áreas de Integração no Brasil, além de realizar diagnósticos regionais nas diversas regiões produtoras do país.

A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, além de uma série de outros benefícios socioambientais e econômicos. A implementação dos sistemas ILPF variam de acordo com as características de cada região. Atualmente são 17,4 milhões de hectares com sistemas de Integração no país.

A expedição técnica e científica (Caravana ILPF) é composta por pesquisadores da Embrapa e técnicos da Rede ILPF e Associadas e está percorrendo diversos estados brasileiros com várias ações, como: dias de campo, palestras, oficinas de diagnóstico e adotabilidade, visitas institucionais e técnicas a produtores rurais, cooperativas, universidades, centros de pesquisa e diversos segmentos do agronegócio públicos e privados.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: bit.ly/caravana-etapaMG-GO


Com informações da Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).