Segunda edição do Mutirão da Emater em Leopoldo de Bulhões é marcada pela ampliação dos serviços

Ação conta com cursos, palestras e serviços gratuitos à população em geral

Com o objetivo de ampliar o público atendido, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) promoveu a abertura oficial da segunda edição do Mutirão da Emater, que está sendo realizado em Leopoldo de Bulhões e mais quatro cidades vizinhas, na manhã desta terça-feira (17). O evento acontece do dia 16 a 21 de outubro e conta com cursos, palestras e atendimentos técnicos gratuitos na programação.

A iniciativa prevê a capacitação de produtores rurais e da comunidade em geral, por meio dos diversos cursos ministrados pela equipe de extensionistas da Emater. Através das ações realizadas durante o mutirão, a Emater pretende dar condições técnicas aos participantes para que eles possam empreender, aumentar sua rentabilidade, além de fomentar a economia da região.

Representando o presidente da Emater, Rafael Gouveia, o diretor de Assistência Técnica, Antelmo Alves, afirma que o Mutirão é uma oportunidade para aumentar o alcance dos serviços oferecidos pela Emater. “Aqui, em Leopoldo de Bulhões, ampliamos o número de atividades, abrangemos tanto a área social quanto a econômica e também expandimos público. O envolvimento da comunidade da cidade e dos municípios vizinhos mostra que nosso evento está crescendo gradativamente a cada edição”, destaca.

O prefeito de Leopoldo de Bulhões, Alécio Mendes, ressaltou a importância que este tipo de ação tem para a região. “Estamos muito honrados com a realização do Mutirão da Emater aqui no nosso município, pois vamos trazer conhecimento para aquelas pessoas que querem aprender. São vários tipos de cursos e as pessoas que estão participando podem se tornar grandes empresários no futuro. Nós agradecemos muito ao presidente Rafael Gouveia e toda a equipe da Emater que está trazendo estes serviços gratuitamente para nossa comunidade”, ressalta.

A primeira atividade do mutirão começou no dia 09 de outubro, com o curso de Piscicultura. A capacitação foi realizada na comunidade Vila Nova e ministrada pelos técnicos da Emater, Ivânia Barbacena e João Inácio Bulhões. A piscicultura é uma atividade que consiste na produção de peixes em sistemas controlados. Além de aprender sobre noções básicas do ramo, os participantes também foram ensinados sobre a construção de viveiros, sistemas de cultivo, espécies utilizadas na piscicultura em Goiás e muito mais.

Nesta semana, as ações no município serão intensificadas com o início das turmas dos cursos de processamento de carnes, produção de salgados, produção de quitandas, oficina de frango desossado, produção artesanal de doces, produção artesanal de conservas e processamento de leite. Haverá também a oferta de palestras como boas práticas de fabricação, autoestima e preservação e conservação do meio ambiente.

Para Ana Lúcia Nunes, aluna do curso de panificação, a expectativa para participar das aulas é muito grande. “Eu sempre quis participar dos cursos da Emater. Eu já sei fazer um pouco, mas não custa nada aprender mais coisas. Os conhecimentos que eu adquirir aqui, além de ser uma nova forma de renda para mim, também me possibilitará ensinar para as próximas gerações. Quero ensinar o que eu aprendi para quem precisa”, conta.

Ações simultâneas

Além das atividades promovidas em Leopoldo de Bulhões, estão sendo promovidos cursos e palestras em cidades vizinhas. Em Goianápolis, foi ministrado uma palestra sobre autoestima no dia 10 de outubro. Em Bonfinópolis e Gameleira, serão promovidas oficinas de desossa de frango, nos dias 17 e 19 de outubro, respectivamente. Já em Vianópolis, entre os dias 17 e 20, será oferecido um curso de panificação artesanal.

As crianças também serão contempladas pela programação. No dia 20 de outubro, o Projeto Plantando Saberes realizará um dia de campo na Estação Experimental de Anápolis da Emater para que os pequenos possam conhecer um pouco do trabalho que a Agência realiza no local.

Clique aqui e acesse a programação completa.