Senador Canedo recebe curso sobre processamento de frutas e fabricação de doces

Com o objetivo de fortalecer a cadeia das frutas entre os agricultores familiares na região, curso faz parte das ações da Rota da Fruticultura no estado (Fotos: Divulgação)

Nos dias 20 e 21 de março, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Prefeitura de Senador Canedo, via Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, e a Universidade Federal de Goiás (UFG), promoveram o Curso de Processamento de Goiaba e Maracujá – Fabricação de doce em pasta, corte e geleia, no município, como parte das ações da Rota da Fruticultura em Goiás.

O objetivo do trabalho foi desenvolver a cadeia da fruticultura na agricultura familiar do município e promover a utilização total de tudo que é cultivado. Desta forma, foram ensinadas todas as etapas da produção, incluindo controle de qualidade, como higienização e esterilização, assim como formação de preço e inclusão do produto no mercado.

A Emater foi responsável pela coordenação dos curso, por meio da extensionista Núbia Lopes e do engenheiro agrônomo Márcio Bueno, da unidade local de Senador Canedo, além de também mobilizar os produtores rurais e algumas pessoas da comunidade em geral a participarem.

“O foco desse trabalho foi desenvolver a fruticultura na agricultura familiar, além de fomentar a renda dos produtores locais, ensinando a desenvolver produtos que eles podem cultivar em pequenas áreas e fazer bom uso do excedente das frutas, que podem ser comercializados”, destaca Núbia.

Entre os instrutores do curso, estiveram o professor Dr. Waldemiro Alcântara, da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e as professoras Dra. Clarissa Damiani e Dra. Fernanda Salamoni, da Escola de Agronomia, ambas da UFG.