Servidores da Emater participam de palestra sobre ética no trabalho

Encontro virtual faz parte de ações para adequação ao Programa de Compliance Público, instituído pelo Governo de Goiás para melhoria da gestão pública

A Secretaria Executiva e o Comitê de Compliance Público da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizaram nesta segunda-feira (28) mais uma palestra voltada para os servidores do órgão em cumprimento ao Programa de Compliance Público, instituído pelo Governo de Goiás. O objetivo é trabalhar o pensamento ético junto aos colaboradores, aprimorando a conduta destes no exercício de sua função e, assim, melhorando a gestão pública.

O tema da palestra foi “Ética no ambiente de trabalho”, tendo sido ministrada pela jornalista, escritora e consultora em conduta ética Marcia Cristina Gonçalves de Souza. A profissional é pós-graduada em Gerência de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo, e já lançou um livro sobre ética no meio profissional e outro sobre a relação entre a conduta ética e a sustentabilidade empresarial.

De acordo com a especialista, o elemento fundamental para o desenvolvimento da conduta ética é a atitude. “Atitude não exige talento, todo mundo pode decidir o que irá fazer. Eu não quero mais contribuir para um ambiente de trabalho estressado. Você não pode mudar a atitude dos outros, mas você pode mudar a sua”, afirmou durante o encontro virtual.

Programa de Compliance Público (PCP)

A palestra é a segunda promovida este ano pela Emater para os servidores da Agência. Também estão participando das ações os colaboradores da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). O encontro faz parte das atividades para adequação ao Programa de Compliance Público (PCP), instituído pelo Governo de Goiás em 2019.

O PCP é um sistema de proteção para a administração e, em especial, da gestão do recurso público, de modo a garantir que esse dinheiro seja bem aplicado e traga benefícios para o cidadão goiano. O Programa é dividido em quatro eixos: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos. Uma das principais tarefas é incentivar o servidor a observar um padrão ético elevado, de integridade, honestidade e de cuidado com o recurso público.

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) é responsável por coordenar o PCP, oferecendo consultoria na implantação em todos os órgãos e entidades do Governo de Goiás, valendo-se, além das boas referências nacionais, das melhores práticas internacionais.