Virada Ambiental ganha projeção nacional e tem adesão fora de Goiás

Plantio de mudas nativas do Cerrado realizado na primeira edição da Virada Ambiental, em novembro de 2019

A edição deste ano da Virada Ambiental ganhou projeção nacional e, pela primeira vez, contará com a participação de um município fora de Goiás. Alpinópolis, em Minas Gerais, é a primeira cidade de outro estado a aderir ao projeto, que já foi adotado até o momento por 150 municípios goianos. A iniciativa, que conta com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), irá promover o plantio simultâneo de milhares de mudas de espécies nativas do Cerrado, na semana em que é comemorado o Dia Estadual da Consciência Ambiental, no dia 22 de novembro. No ano passado, quando o projeto foi criado, foram plantadas mais de 160 mil mudas em 167 cidades. 

O projeto, que tem o intuito de promover a conscientização coletiva quanto à importância da preservação da biodiversidade, nasceu por meio de uma parceria entre diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, como a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Universidade Federal de Goiás (UFG), Ministério Público de Goiás (MP-GO), Associação Goiana de Municípios (AGM), Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) e outros.

“São várias entidades unidas para sensibilizar a sociedade em relação à questão ambiental. A Emater tem participação decisiva, principalmente naqueles municípios que fizeram a adesão, com o objetivo de plantarmos o máximo de mudas possível no mesmo dia ou na mesma semana em que se comemora o Dia Estadual da Consciência Ambiental. Nós estamos empenhados em repetir o sucesso que tivemos no ano passado”, explica o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira.

Assim como na primeira edição, a Emater, que caracteriza-se por sua presença em todas as regiões de Goiás, será responsável pela mobilização dos municípios e pela definição dos locais adequados para a realização do plantio. Serão selecionadas áreas de preservação e margens de nascentes ou mananciais.

A Virada Ambiental foi instituída pela Lei 20.552/GO. A escolha do mês de novembro se deu, principalmente, em função de coincidir com o início do período chuvoso, momento ideal para o plantio de mudas, nas condições do Cerrado. Durante a comemoração, a comunidade é convidada a refletir sobre o valor do plantio de espécies nativas do bioma, incentivando o desenvolvimento de práticas sustentáveis.

_____
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com