Agricultor familiar assistido pela Emater recebe 250 mudas de abacaxi de alta qualidade produtiva

Meta de produtor contemplado é alcançar marca de 50 mil pés de abacaxi Jupi com produção própria de mudas; ação fará parte de atividades do Produzir Brasil, programa firmado por convênio entre Governo de Goiás e Anater para beneficiar famílias rurais assentadas

Para diversificar sua produção, um agricultor familiar do município de Flores de Goiás, no Nordeste do Estado, recebeu nas últimas semanas 250 mudas de abacaxi Jupi, ação que será inserida no Programa de Consolidação de Assentamentos – Produzir Brasil. O programa é um convênio firmado entre o Governo de Goiás e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), com coordenação da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Nildo Batista de Araújo, pequeno produtor do Projeto de Assentamento (PA) Santa Clara acredita que a implantação das mudas irá favorecer a produtividade na fazenda. Sua expectativa é tão alta que ele pretende alcançar a marca de 50 mil pés de abacaxi quando começar a produzir suas próprias mudas. O agricultor já cultiva maracujá, em parte de seus 25 hectares de terra, para a fabricação de polpa. Com o abacaxi, será possível aumentar a produção, elevando portanto a renda mensal obtida pela família. 

O objetivo do Produzir Brasil é garantir o desenvolvimento no campo, viabilizando a oferta de assistência técnica para famílias de assentamentos rurais. O Estado de Goiás é um dos primeiros a executar o projeto, que será desenvolvido também no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

De acordo com o coordenador regional da Emater, Damásio Kennedy de Amorim, nos próximos dias outra propriedade no município também receberá um lote de mudas de abacaxi. Entre os critérios para a escolha dos locais de implantação estão a propriedade ser classificada como agricultura familiar, assistida pela Emater e com área adequada para irrigação.

Todo o processo de plantio foi acompanhado por profissionais da unidade local da Agência Goiana, que continuarão a supervisionar as etapas envolvidas até que os pés estejam completamente desenvolvidos. Após o ciclo completo da planta, a Emater irá organizar Dias de Campo nas propriedades trabalhadas para mostrar os resultados obtidos e transferir tecnologias a outros produtores rurais.  

Ainda segundo Damásio, o intuito é que os lugares que foram contemplados com as mudas de abacaxi Jupi se tornem unidades multiplicadoras da variedade. “Quando os produtores tiverem mudas disponíveis, eles se comprometeram em repassar a mesma quantia de mudas para agricultores que tiverem interesse em adquirir”, explica.

O programa

Anunciado em novembro de 2020 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o programa Produzir Brasil é executado pela Anater em parceria com os órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do país. Em Goiás, serão beneficiadas aproximadamente quatro mil famílias assentadas, das quais cerca de duas mil serão atendidas pela Emater. O valor total do investimento é de R$ 7,84 milhões.

O Estado é um dos primeiros a desenvolver o projeto, beneficiando famílias residentes de 105 assentamentos em 55 municípios. A previsão é contemplar também assentados no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, com investimento total de R$ 20 bilhões para cerca de 10 mil famílias.

De acordo com o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, o propósito é aumentar a qualidade de vida das camadas mais vulneráveis da população rural. “Nossa expectativa é que através desse grande programa a gente consiga trazer mais oportunidades, direcionando as políticas públicas aos assentamentos rurais e melhorando a renda das famílias assentadas pelos programas da Reforma Agrária”, ressalta.

Abacaxi Jupi

As mudas de abacaxi Jupi fornecidas ao agricultor familiar de Flores de Goiás são produzidas pela Estação Experimental Nativas do Cerrado, unidade de pesquisa da Emater em Goiânia. Em experimentos, a cultivar tem se sobressaído em relação às demais variedades, destacando-se em termos de desenvolvimento, tolerância a pragas, rendimento, peso e qualidade do fruto. 

O abacaxi Jupi foi introduzido originalmente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Amazônia Ocidental. Segundo relatório da instituição, essa planta produz frutos grandes e de bom aspecto visual, oferecendo ao produtor uma elevação de 90% do rendimento físico da cultura, ou seja, frutos comercializáveis em relação ao número de plantas por área.

O abacaxizeiro pode ser plantado com mudas produzidas de diversas maneiras. As mais comuns são: coroa, filhote, rebentão, filhote-rebentão e seccionamento do caule. Outros tipos de mudas também podem ser utilizados, tais como mudas produzidas em laboratórios através da cultura de tecidos, técnica que vem sendo aplicada pela Emater.