Agro é Social: Gracinha Caiado participa de abertura dos cursos em comunidade quilombola em São João D’Aliança

A primeira-dama também fez anúncio do PAA Quilombola e da Copa Quilombola, além da entrega de benefícios

Em São João D’Aliança, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, visitou as turmas dos cursos de processamento de leite e produção de geleias que a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) está realizando na comunidade quilombola do Forte.

A realização dos cursos faz parte da programação da 5ª edição do programa Agro é Social que está sendo realizado na regional do Vale do Paranã, de 11 a 27 de março. Ao todo, 63 alunos foram capacitados nas duas formações realizadas na comunidade.

Além da capacitação técnica, as pessoas que participarem dos cursos oferecidos pela Agência poderão receber o Crédito Social, um benefício financeiro oferecido pelo Governo de Goiás para que os agricultores familiares possam empreender. Nesta edição, a previsão é que mais de 1.000 pessoas recebam o cartão.

“Esta é a maior edição do Agro é Social que já realizamos. Serão mais de 1.500 pessoas capacitadas em aproximadamente 20 municípios de todo o Nordeste goiano”, detalhou o presidente da Emater, Rafael Gouveia.

Durante a visita, Gracinha Caiado provou queijos e as geleias preparadas pelos alunos durante o curso e entregou certificados aos participantes.

A prefeita de São João D’Aliança, Débora Domingues, ressaltou a importância das ações para a população. “Essas pessoas agora têm a oportunidade de garantir o sustento da família. Isso é fundamental, porque traz dignidade para o povo. São benefícios que proporcionam dias melhores”, afirmou.

Diana Muniz participou dos cursos realizados na comunidade e afirmou que está muito feliz com as novas receitas que apredeu. “Agora que sei fazer geleia não vou deixar perder nenhuma fruta na minha casa. Também aprendi receitas utilizando o soro do leite, que antes eu descartava”, contou.

Agro é Social

O programa “Agro é Social” é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Emater, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), voltada ao setor rural, com foco no desenvolvimento social, como inclusão produtiva para geração de emprego e renda.