Agro em Dados aponta que produção goiana de milho deve crescer 29,2% na Safra 22/23

Em sua edição de abril, boletim técnico do Governo de Goiás também traz análises, números e gráficos sobre desempenhos de girassol, soja e milho, além de bovinos, suínos, frangos e lácteos

A produção de milho deve crescer 29,2% e atingir 12,5 milhões de toneladas na Safra 2022/2023 em Goiás. O volume corresponde a 10,1% da produção nacional do grão, o que deve dar ao Estado o posto de terceiro maior produtor entre todas as unidades federativas. Estes e outros dados podem ser encontradas na edição de abril do Agro em Dados, boletim técnico mensal da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A íntegra da publicação está disponível em PDF no site oficial da Seapa: www.agricultura.go.gov.br.

Além do milho, a edição de abril do Agro em Dados traz análises, números e gráficos sobre milho, soja, bovinos, suínos, frangos e lácteos. Traz também um capítulo especial sobre girassol. O cultivo do grão é o tema de capa do boletim. A estimativa para a produção goiana de girassol é de crescimento de 65,1% na Safra 22/23, em comparação ao desempenho do ciclo anterior. O volume previsto de 36,0 mil toneladas isola Goiás, mais uma vez, como maior produtor nacional do grão.

“O Agro em Dados foi criado em 2019 e se tornou uma ferramenta confiável para ajudar órgãos governamentais, entidades, empresas e produtores a monitorar o desempenho do agronegócio goiano e tomar decisões assertivas”, lembra o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. “O boletim está cada vez mais completo, trazendo dados de produção, produtividade e área plantada; rankings de produtores municipais; e também números de mercado, como preços e volume de exportações”, acrescenta.

Nesta edição, o Agro em Dados traz ainda um artigo sobre a “Relevância da fonte de informação”. O texto é assinado pelo chefe de Comunicação Setorial da Seapa, Fernando Dantas. Dantas aborda o desafio de entregar informação de qualidade à população, dentro de uma cultura do imediatismo e de fluxo rápido, intenso e descentralizado de conteúdos. Ele argumenta que, para combater o desconhecimento e as fake news que muitas vezes vitimam o agronegócio, é importante que fontes e comunicadores estabeleçam uma relação de parceria, baseada em informações confiáveis.

Saiba mais

O levantamento, a análise e a edição das informações publicadas no Agro em Dados estão sob a responsabilidade da Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Superintendência de Produção Rural da Seapa. As fontes dos dados são a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Economia.

A edição de abril do Agro em Dados pode ser acessada na íntegra em PDF no site oficial da Seapa, ou clicando aqui.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás