Agroecologia garante sustentabilidade da produção e é uma opção para cultivo diverso em uma mesma área

Plantações agroecológicas são vantajosas para crescimento econômico, preservação do meio ambiente e desenvolvimento social

No episódio de hoje do Campo de Saber, série de webinários da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o engenheiro agrônomo da Agência, Álvaro Rodrigues, falou um pouco sobre agroecologia, um modelo de agricultura alternativa que tem como base a integração e aplicação de conceitos ecológicos e sustentáveis na produção de alimentos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), esse modelo ajuda no apoio à produção de alimentos e à segurança alimentar, ao mesmo tempo em que restaura os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade, que são essenciais para a agricultura sustentável.

Conforme destacado por Álvaro, anualmente, são usados no mundo todo aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de agrotóxicos. O Brasil é um dos maiores consumidores destes produtos, com uso superior a 300 mil toneladas. Mas, segundo o palestrante, a utilização de agrotóxicos pode ser vantajosa para a produção, porém desvantajosa para o meio ambiente. “A pulverização, para além da lavoura em si, atinge matas e contamina a água, fugindo um pouco de sua principal função – controlar possíveis pragas ou doenças”, explica.

Durante a live, o agrônomo explicou qual a diferença entre agricultura orgânica e agroecologia: a primeira dá ênfase para um plantio mais saudável, sem a utilização de agrotóxicos; já o cultivo agroecológico opta pela diversificação de plantações, respeitando o perfil biológico de cada solo e bioma.

“A cultura agroecológica é vista como uma forma de manter a agricultura familiar fortalecida, já que valoriza diferentes tipos de cultivo. Desta forma, além de garantir um meio ambiente mais saudável, oferece também diversidade de alimentos e produtos naturais”, destaca Álvaro.

Também foram destacadas algumas vantagens da adoção da agroecologia na produção agrícola. A primeira delas é a produção sustentável, sistema em que a terra é trabalhada de modo a permanecer sempre produtiva e não gerar o seu esgotamento. Outra vantagem é que o cultivo agroecológico é a promoção de boas condições de trabalho ao produtor rural, uma vez que não há manuseio de substâncias químicas maléficas à saúde das plantas, dos animais e das pessoas.

Esse sistema também promove a manutenção da biodiversidade e estabilidade natural dos ecossistemas, além de evitar o uso de agroquímicos. Por fim, a agroecologia não faz uso de sementes transgênicas, uma vez que estas podem provocar a perda da biodiversidade do sistema.

Para saber mais sobre a agroecologia e a importância de se adotar esse modelo de produção, assista ao vídeo completo:

YouTube player