Aposentadoria híbrida usa tempo de trabalho urbano e rural para atingir tempo de contribuição exigido pela lei

Modalidade é uma forma de auxílio para pessoas que atingiram a idade necessária para se aposentarem

No episódio de hoje (31/05) do Campo de Saber, série de webinários da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a advogada previdenciarista, especialista em benefícios rurais, e assistente administrativa da unidade local da Emater em Jussara, Lumma Cristina, falou um pouco sobre aposentadoria, dando ênfase à modalidade híbrida, que considera o tempo de contribuição em trabalhos rurais e urbanos para atingir o tempo necessário à aposentadoria.

Conforme explica a advogada, para conseguir a aposentadoria híbrida, necessariamente é preciso completar a idade, sendo 65 anos para o homem e 62 anos para a mulher. “A aposentadoria híbrida é uma alternativa para a pessoa que não se aposenta por idade rural, já que saiu do campo há muito tempo, e nem se aposenta por idade urbana, pois não tem tempo de contribuição suficiente”, ressalva Lumma.

A aposentadoria híbrida é uma forma para que pessoas nessas condições não precisem trabalhar por muito mais tempo depois de atingir a idade necessária à aposentadoria. Na ocasião, a advogada aproveitou para destacar algumas questões importantes quanto a esta modalidade, como a desconsideração da ordem das atividades rurais/urbanas e a obrigatoriedade da comprovação do tempo de serviço rural.

Durante a live, Lumma ainda destacou as formas de comprovação do tempo de serviço rural na infância e na adolescência, que podem ser feitas por meio de certidões de nascimento, casamento e imóveis dos pais, prontuários médicos, fichas e históricos escolares e muitos outros. “Os documentos precisam ser referentes aos períodos que se pretende comprovar e devem relacionar à atividade rural”, elucida.

Para saber detalhes sobre a aposentadoria híbrida e seus requisitos obrigatórios, assista ao vídeo completo, disponível no canal da Emater no Youtube.

YouTube player

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoiasPublicado em Sem categoria