Arroz de Terras Altas movimenta Dia de Campo da Emater em São Francisco de Goiás

Ao todo, 90 produtores da região participaram para conhecer técnicas de aprimoramento da orizicultura em terras altas

A Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária participou, na última sexta-feira (05), do 1° Dia de Campo de Arroz de Terras Altas no município de São Francisco de Goiás (GO).  O evento foi promovido em parceria com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a Prefeitura de São Francisco de Goiás.

O Dia de Campo teve a presença de 90 produtores da região que conheceram técnicas de aprimoramento da orizicultura em terras altas. O evento apresentou para os participantes palestras e bate-papo sobre o Sistema Produtivo na Agricultura Familiar, Manejo de Solo e adubação, Controle de Plantas Daninhas e Controle Fitossanitário, contribuindo para a disseminação da informação tecnológica e levando mais conhecimento para os produtores do município.

A atividade demostrou tecnologias desenvolvida pela Emater e Embrapa para o melhorado do arroz de terra alta. Na ocasião foram apresentadas às participantes as variedades de arroz BRS Esmeralda, BRS 501 CL, BRS Sertaneja e BRS Serra Dourada, desenvolvidas pela parceria entre a Emater, Embrapa e Prefeitura de São Francisco. O dia de Campo discutiu em termos práticos a produção de sementes, manejo da cultura mercado, correlação do arroz e condições da safra local.

Lavoura comunitária

O evento teve a duração de 04 horas e contou com a presença do corpo técnico da Emater discutindo a cultura e a exposição da safra 2018 /2019 da lavoura comunitária implantada na Fazenda Cana do Reino. A lavoura teve um bom desenvolvimento no cultivo das sementes testadas, contribuindo com a pesquisa para o seu fomento.

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira, presente no evento, “esse trabalho foi uma parceria entre a Emater, Embrapa e Prefeitura de São Francisco de Goiás, desenvolvendo uma lavoura comunitária que foi assistida pela Agência, desde do início com o objetivo de experimentar variedades e o potencial delas para o modelo de cultivo na região”.

Antelmo Teixeira ressalta que em Goiás, ultimamente, a produção de arroz no estado decaiu, mas em decorrência de não ter variedades que sejam resistentes aos males que acomete o cereal. Entretanto, a parceria entre a Emater e Embrapa em pesquisas e assistência a essa cultura pode criar variedades mais resistentes, produtivas e economicamente viável para região.

Doação

A Embrapa ofereceu 80 quilos para os produtores locais produzirem os quatro tipos de variedade da semente, somando 1 hectare do cereal para ser distribuído entre produtores que querem fazer o plantio. Se o produtor tiver interesse em cultivar a cultura é preciso, inicialmente, entrar em contato com a unidade local da Agência no município de São Francisco de Goiás.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Matheus Alves | Fotos: Divulgação