Cenário da indicação geográfica da agropecuária goiana é tema de live transmitida pela Emater

Encontro virtual, que busca informar agricultores familiares e demais interessados pelo segmento rural, faz parte da grade de programação do Emater Ao Vivo

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), dando continuidade à programação do Emater Ao Vivo, realizou nesta quarta-feira (15) a palestra virtual sobre o cenário da indicação geográfica da agropecuária em Goiás.

Contando com a apresentação do engenheiro agrônomo da Superintendência Federal de Agricultura em Goiás, Rodrigo Batista de Paula, e com a mediação da tecnóloga em Gestão Ambiental e assessora técnica da Emater, Isabela Lima, a palestra buscou trazer referências aos produtores rurais sobre como agregar valor aos seus produtos no mercado.

No decorrer do encontro, Rodrigo forneceu informações e dados sobre indicação geográfica, que é o registro conferido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria. O engenheiro agrônomo também explicou o passo a passo para que esse registro seja adquirido.

De acordo com o que explicou o profissional, a indicação geográfica possui duas modalidades. A primeira é a indicação de procedência, que é relacionada à tradição e o modo como o produto é feito. A segunda modalidade é a denominação de origem, que trata do serviço ou produto cujas qualidades ou características se devem essencialmente ao meio geográfico em que estão inseridos.

Ainda segundo o engenheiro, é de suma importância, não só para os produtos, mas também para os produtores, a obtenção do selo. “O processo de garantir a indicação geográfica dá um pouco de trabalho, mas vale a pena, pois essa indicação garante benefícios jurídicos, sociais e benefícios relacionados ao mercado dos produtos”, ressaltou.

A palestra está disponível no canal da Emater no Youtube, onde ocorrerão os próximos encontros, sempre às 14h de toda quarta-feira.

YouTube player

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias