Com apoio da Emater, projeto Virada Ambiental será lançado na próxima terça-feira (11)

Intuito é ampliar a programação e reproduzir ação unificada realizada na primeira edição, quando foram plantadas 167 mil mudas de árvores em todo o Estado

Chegando este ano a sua segunda edição, a Virada Ambiental será lançada virtualmente na próxima terça-feira (11), às 10h da manhã, no canal da TV AGM, com a divulgação de diversas ações formuladas para serem executadas digitalmente, como palestras online, e atividades de conscientização coletiva quanto à importância da preservação da biodiversidade. Desde o princípio, a iniciativa conta com a participação do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), quando foram plantadas mil mudas de árvores em cada um dos 167 municípios goianos que aderiram ao projeto.

“São várias entidades unidas para sensibilizar a sociedade em relação à questão ambiental. A Emater tem participação decisiva, principalmente naqueles municípios que fizeram a adesão, com o objetivo de plantarmos o máximo de mudas possível no mesmo dia ou na mesma semana em que se comemora o Dia Estadual da Consciência Ambiental. Nós estamos empenhados em repetir o sucesso que tivemos no ano passado”, explicou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira.

A Virada Ambiental foi instituída pela Lei 20.552/GO, estabelecendo o dia 22 de novembro como a data de celebração para o Dia Estadual da Consciência Ambiental. A escolha do mês de novembro se deu, principalmente, em função de coincidir com o início do período chuvoso, momento ideal para o plantio de mudas, nas condições do Cerrado. Durante a comemoração, a comunidade é convidada a refletir sobre o valor do plantio de espécies nativas do bioma, incentivando o desenvolvimento de práticas sustentáveis.

Plantio de mudas nativas do Cerrado realizado na primeira edição da Virada Ambiental, em novembro de 2019

Presente em todas as regiões de Goiás, a Emater será responsável, assim como na primeira edição, pela mobilização dos municípios e pela definição dos locais adequados para a realização do plantio. Serão selecionadas áreas de preservação e margens de nascentes ou mananciais. Além dessa ação unificada, serão anunciadas no lançamento outras novidades da programação. 

O projeto conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, como a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Universidade Federal de Goiás (UFG), Ministério Público de Goiás (MP-GO), Associação Goiana de Municípios (AGM), Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) e outros.

Também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Eles compõem a agenda de ações que devem ser implementadas por todos os países do mundo até 2030. Entre as finalidades estão medidas ligadas à conservação dos recursos naturais e à proteção e recuperação dos ecossistemas.

SERVIÇO
Lançamento do Projeto Virada Ambiental
Data: 11 de agosto de 2020 (terça-feira)
Hora: 10h
Local: online pelo canal da TV AGM

_____
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com