Com faturamento anual de R$ 2 mi, Feira do Produtor Rural é fonte de renda de famílias rurais de Minaçu

Feira do Produtor Rural de Minaçu | Divulgação/Emater

Há mais de vinte anos, a sirene da Feira Coberta de Minaçu, município no norte de Goiás, toca pontualmente às 17h de toda quarta-feira. O som característico anuncia que os feirantes da Feira do Produtor Rural já estão prontos para vender seus produtos e os consumidores fazem a festa no local, levando para casa uma imensa variedade de itens, que vão de salsinha a galinha caipira viva.

A primeira feira aconteceu no dia 04 de agosto de 1999, após intermédio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) junto à Central da Associação dos Produtores Rurais de Minaçu, Câmara Municipal e Prefeitura. No início, contava com a participação de quatro associações e cinco feirantes, mas cerca de dois meses depois quase 40 feirantes já se estabeleciam no local.

Segundo o técnico da Emater de Minaçu, Pedro Mesquita, a feira foi criada exclusivamente para o produtor rural. “Para participar é preciso ser ativo junto a alguma associação rural. Portanto, tem critérios, regulamento, uniforme. Nós prezamos muito pela qualidade do produto e pelo atendimento realizado”, explicou.

Atualmente, o espaço conta com 15 associações e 85 feirantes, que encontraram ali uma de suas principais fontes de renda. Conforme levantamento da Central das Associações, o faturamento anual dos produtores soma R$ 2.340.000,00, que corresponde ao valor médio de R$ 14.625,00 por família. Mensalmente, o faturamento familiar médio é de R$ 1.218,75.

A pequena produtora rural Sirlene Evangelista Costa participa da Feira do Produtor desde seu início, vendendo semanalmente seus produtos, que incluem ovos e hortaliças. De acordo com ela, a feira é fundamental para a sua sobrevivência e de seus familiares. “Sem essa feira, eu nem sei. Porque nós produtores não temos um salário fixo, então é uma alternativa para ganhar nosso dinheiro”, afirmou. A produtora revelou também que começou a trabalhar com horta depois de realizar cursos de capacitação promovidos pela Emater.

Presidente da Central das Associações, Lazico

Também veterana, a agricultora familiar Aldirene Pereira trabalha com produtos derivados do leite, como queijos e requeijão, e hortaliças. Ela conta que a Emater está presente em todo o processo produtivo, do cultivo até a comercialização. “[A Agência] ajuda bastante porque se nós precisamos de uma análise da terra, por exemplo, o técnico vai até lá realizar esse trabalho. E assim conseguimos garantir nossos produtos para a venda depois”, disse.

Além de ser fundamental na renda dos pequenos produtores, a feira também acabou se tornando um lugar importante para os moradores de Minaçu. Ponto de encontro para uma boa conversa acompanhada de uma deliciosa pamonha frita, o local se diferencia por oferecer produtos de alta qualidade, como ressaltou o presidente da Central das Associações, Lázaro de Jesus, também conhecido como Lazico.

“A renda do pequeno produtor aqui é pouca, então muitos vivem dessa feira. E tem também os consumidores, que dão todo o apoio e querem sempre um produto de qualidade, fresquinho e sem agrotóxicos”, destacou. Ele também atentou para a movimentação econômica provocada no município. “Esse dinheiro fica em Minaçu e movimenta a economia da cidade”.

Comunicação Setorial – Emater Goiás
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767