Com participação da Emater, Virada Ambiental 2022 marca o Dia da Consciência Ambiental

4ª edição do evento foi aberta em Goiânia, onde foi realizado o plantio simbólico de mudas nativas do Cerrado (Fotos: Brunno Falcão/Emater)

Na manhã de 22 de novembro, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participou da abertura da 4ª edição do projeto Virada Ambiental. O projeto, coordenado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), visa à melhoria da qualidade ambiental nos municípios goianos. O lançamento ocorreu na área de captação de água bruta da Saneago no Rio Meia Ponte, em Goiânia.  O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural Antelmo Teixeira Alves, representou a Emater no evento.

Em sua fala, Antelmo destacou que a Agência Goiana não poderia ficar de fora do evento do qual participa desde a primeira edição, em 2019. “Como instituição pública de assistência técnica, que leva conhecimento para agricultores e famílias vulneráveis, a Emater nunca poderia ficar de fora de algo tão importante e que permeia todos os nossos projetos. A Emater tem escritórios em 210 municípios do estado, e orientamos nossos técnicos a apoiar a Virada Ambiental em todos eles. Estamos à disposição para contribuir em todo Goiás”, frisou o diretor.

O diretor Antelmo Teixeira Alves representou a Emater no evento

Anfitrião da cerimônia de abertura, o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, destacou a importância da mobilização de todos os parceiros na realização do evento, frisando que o despertar da consciência das pessoas sobre a preservação ambiental é fundamental e deve ser constante. “Hoje teremos o início de um grande plantio de árvores, no sentido de propiciar a recuperação da bacia. Com isso, mais árvores para propiciar a penetração da água da chuva no solo, recarregando o lençol freático, tão importante para que, na época da seca, tenhamos água para abastecer a população”, ressaltou. Logo após a abertura, foi realizado o plantio simbólico de espécies vegetais, especialmente nativas do Cerrado, nos arredores do local.

Ricardo Soavinski, presidente da Saneago, destacou a importância da mobilização dos parceiros

Ao todo, 191 municípios goianos se inscreveram para participar do projeto. Na programação, estão os plantios em Goiânia e Pirenópolis (22 de novembro); Bela Vista (23 de novembro); Trindade (24 de novembro); Morrinhos e Pires do Rio (25 de novembro); e Mossâmedes (30 de novembro); além de Caiapônia, nas datas de 23, 24, 25 e 28 de novembro. Fora isso, serão realizados três passeios ciclísticos: em Cocalzinho de Goiás (19 de novembro); Bela Vista (26 de novembro); e Inhumas (27 de novembro).

A cerimônia de lançamento contou ainda com a participação de representantes da UFG, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), da Associação Goiana de Municípios (AGM), do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), da Receita Federal e outros. Ainda são parceiros do projeto, entre outros, órgãos como a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Federação Goiana de Municípios (FGM) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O projeto Virada Ambiental

O Virada Ambiental nasceu alinhado à Lei Ordinária n° 20.552/2019, que instituiu o Dia Estadual da Consciência Ambiental em Goiás, comemorado em 22 de novembro. A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como principal objetivo a sensibilização de toda a sociedade quanto ao valor do plantio de espécies nativas para a conservação da biodiversidade, melhorando assim a qualidade ambiental nas bacias hidrográficas. A intenção é alcançar novas cidades a cada edição, a fim de ampliar a proteção ao meio ambiente.  

O Projeto Virada Ambiental é coordenado pela UFG, com a participação de diversos parceiros, incluindo a Emater

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2300
www.emater.go.gov.br
@ematergoias