Conheça a propriedade que teve aumento de 800% na produção de leite após assistência da Emater

Uma propriedade no município de Firminópolis, em Goiás, registrou crescimento de 800% na produção de leite após a implantação da técnica de pastejo rotacionado, com assistência técnica da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). O caso foi pauta em uma reportagem do programa Agro Record, veiculado pela Record TV Goiás, no último domingo (24).

O pastejo rotacionado é um sistema em que a área da pastagem é dividida em piquetes, que são submetidos a intervalos alternados de pastejo e descanso, trazendo melhor aproveitamento da forragem produzida e maior longevidade de capins. Com esse fornecimento constante de alimento para o gado, os impactos na produtividade são altos. Na fazenda em questão, a produção de leite era de 50 litros por dia, agora, já são quase 400 litros.

O zootecnista da Emater, Alexandre Alves Domingues, explicou para a equipe de reportagem os benefícios da técnica. “Além de respeitar o ponto vegetativo da forrageira, os animais vão colher ela quando está em melhor estado vegetativo, com maior teor de proteína, o que acarreta em menos oscilações na produção de leite”, afirmou.

O extensionista salientou também que a disposição do produtor Dinivo Eterno em adotar novas medidas, aliada ao acompanhamento técnico, foi um grande diferencial, transformando a propriedade em um case de sucesso.

Segundo o dono da fazenda, o pastejo rotacionado é mais facilmente manejado frente a outros procedimentos antes realizados, o que otimizou bastante seu trabalho na terra. “Consigo uma produtividade maior e com mais tranquilidade”, destacou.

Confira a reportagem na íntegra:

YouTube player

Comunicação Setorial – Emater Goiás
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com