Convênio com UFG abre turmas especiais de pós-graduação a servidores da Emater

No total serão oferecidas 19 vagas para Mestrado e Doutorado distribuídas entre os programas de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas e em Agronegócio; inscrições começam a partir da próxima segunda-feira (11)

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) firmaram um convênio para a abertura de turmas especiais de pós-graduação específicas para servidores e empregados públicos da Emater, com ingresso neste primeiro semestre de 2021. Até o momento foram publicados os editais para a seleção de candidatos em dois programas da Escola de Agronomia: o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPGGMP) e o Programa de Pós-Graduação em Agronegócio (PPGAGRO).

Para o PPGGMP, as inscrições começam a partir da próxima segunda-feira (11) e seguem até o dia 27 de janeiro, com três vagas para Mestrado e três para Doutorado distribuídas entre as linhas de pesquisa Genética e Genômica de Plantas, Melhoramento de Espécies Cultivadas e Conservação e Melhoramento de Espécies Vegetais Nativas do Cerrado. Já para o PPGAGRO, o período de inscrição vai do dia 20 de janeiro a 03 de fevereiro, com 11 vagas para Mestrado e duas para Doutorado, distribuídas nas linhas de pesquisa Agricultura Familiar e Agronegócio, Competitividade e Gestão do Agronegócio e Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira, explica que a iniciativa foi estruturada por meio de um trabalho conjunto entre as duas instituições envolvidas. “Chegamos a um acordo para a universidade oferecer essa pós-graduação exclusivamente para nossos servidores, com o intuito de capacitá-los e torná-los especialistas, trazendo conhecimento para a entidade nas principais linhas de demanda dentro do nosso universo de atuação”, salienta.

Os candidatos ao Mestrado do PPGAGRO devem ser portadores de diploma de cursos de Graduação (bacharelado e licenciatura), devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), bem como concluintes de Graduação, desde que comprovem a conclusão do referido curso em data anterior à matrícula no Programa de Pós-Graduação. Já para o processo seletivo de Doutorado, poderão participar todos os portadores de diploma de cursos de Graduação (bacharelado e licenciatura) e de Mestrado. Aqueles que ainda são mestrandos também podem se inscrever, desde que comprovem a conclusão do referido curso em data anterior à matrícula no Doutorado.

Já para o PPGGMP, poderão participar do processo seletivo ao Mestrado portadores de diplomas de cursos de Graduação (bacharelado e licenciatura), devidamente reconhecidos pelo MEC, em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas ou em áreas afins, bem como concluintes de Graduação, desde que comprovem a conclusão do referido curso em data anterior à matrícula no programa. Ao Doutorado, poderão participar servidores da Emater portadores de diplomas de cursos de Graduação (bacharelado e licenciatura) e de Mestrado em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas ou em áreas afins, devidamente reconhecidos pelo MEC, bem como concluintes de Mestrado, desde que comprovem a conclusão do referido curso em data anterior à matrícula no Doutorado.

Conforme os editais dos processos, os programas são conceito 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), avaliação que atesta o bom desempenho e o padrão de excelência acadêmica aos mestrados e doutorados do País. Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de preparar profissionais especializados e capacitados para analisar problemas e desenvolver soluções para os diversos setores que envolvem as ciências agrárias.

Após a seleção, o estudante deverá firmar compromisso, no sentido de que ao se formar terá que trabalhar pelo mesmo tempo de duração do curso na Emater. Caso se afaste antes de completar o período, terá a obrigatoriedade de ressarcir a Agência.

Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPGGMP)
Inscrições: 11/01 a 27/01
Confira o edital na íntegra e acesse a ficha de formulário de inscrição aqui.

Programa de Pós-Graduação em Agronegócio (PPGAGRO)
Inscrições: 20/01 a 03/02
Confira o edital na íntegra e acesse a ficha de formulário de inscrição aqui.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/(62) 99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com