Dia de Campo debate pastejo rotacionado com nova variedade de capim em propriedade assistida pela Emater em Caçu

Evento aconteceu em propriedade que é Unidade de Referência Tecnológica (URT)

Em mais uma edição do Dia de Campo, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), promoveu, no último dia 29 de novembro, um debate sobre pastejo rotacionado com BRS Quênia. A ação, que contou com 75 participantes, aconteceu na propriedade de Adair José Fonseca, pequeno produtor rural assistido pela Emater, no município de Caçu, na região sul de Goiás.

O BRS Quênia é uma variedade de capim desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Esse híbrido foi criado para suprir uma cultivar produtiva e de boa qualidade, com folhas macias, alto perfilhamento e de fácil manejo.

De acordo com a médica veterinária da unidade local da Emater em Caçu e uma das coordenadoras do evento, Francismar Trevisoli, o objetivo foi apresentar aos produtores e técnicos presentes as possibilidades para a produção leiteira viabilizadas pelo BRS Quênia.

“Essa variedade proporciona aumento na capacidade de suporte das pastagens e na produtividade da atividade leiteira por hectare”, afirmou Trevisoli.

A fazenda onde o evento foi sediado faz parte das quinhentas propriedades atendidas pela Rede de Inovação Rural, projeto da Emater que oferece assistência técnica de forma contínua. O local se tornou uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) e vem recebendo também trabalhos da Embrapa Gado de Leite e da associação Unipasto.

“Foi feita uma reforma da pastagem com dessecação da vegetação. Além disso, houve preparo de solo e plantio da variedade BRS Quênia, com adubação fosfatada e cobertura nitrogenada”, explicou a médica veterinária. Ainda segundo ela, as equipes orientaram quanto ao manejo dos piquetes, utilizando a técnica de pastejo rotacionado.

A programação do Dia de Campo foi aberta pela engenheira agrônoma Fernanda Mara Freitas, que conduziu uma palestra para detalhar as particularidades e benefícios do BRS Quênia. Conforme foi explanado, a cultivar, que tem colmos mais finos e alta densidade de folhas, apresenta maior facilidade de manejo, sendo recomendada para o método alternado de pastejo.

Em seguida, o também engenheiro agrônomo Sérgio Martins de Oliveira tratou de aspectos do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) na agricultura familiar. A estratégia de produção em questão integra diferentes sistemas produtivos – agrícolas, pecuários e florestais – dentro de uma mesma área. O objetivo é otimizar o uso da terra de maneira sustentável.

Além dos debates, os participantes fizeram uma visita guiada pela propriedade para conhecerem de perto os resultados alcançados no local. A fazenda conta com uma área total de 3,68 hectares, com a seção de piqueteamento dividida em 10 partes e pastejo de dois dias.

O Dia de Campo também foi coordenado pelo engenheiro agrônomo da Emater, Luiz Antônio Teixeira, e realizado em parceria com a Embrapa e Unipasto, e apoio da Prefeitura Municipal de Caçu, Câmara Municipal de Caçu e Sindicato Rural do município.

Pastejo Rotacionado

O pastejo rotacionado é um sistema em que a área da pastagem é dividida em piquetes, que são submetidos a intervalos alternados de pastejo e descanso, trazendo melhor aproveitamento da forragem produzida e maior longevidade de capins.

Entre os propósitos dessa técnica estão o fornecimento de alimento de forma constante para os animais e a redução da degradação. Além disso, esse sistema busca conservar a fertilidade do solo.

Comunicação Setorial – Emater Goiás
Imagens: Nivaldo Ferr