Dia de Campo em Estação Experimental da Emater em Araçu tem novas datas

Dia de Campo mostra trabalhos realizados em Estação Experimental da Emater em Araçu-GO

A Estação Experimental de Inovação Rural Santa Vitória, em Araçu, município a 70 quilômetros de Goiânia, recebeu no último sábado (29) estudantes do curso de Agronomia da Uniaraguaia. A ação, promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), teve o intuito de mostrar os trabalhos realizados no local e irá contar com duas novas edições, nos próximos dias 17 e 18 de março.

Um dos coordenadores do evento, Júlio César de Morais, explicou que a atividade é aberta para todos os interessados, inclusive os próprios técnicos da Emater lotados em outras regiões do estado. “Estamos abrindo as estações para a sociedade em geral e para seus servidores. Precisamos realizar essa integração entre a pesquisa e a extensão rural”, afirmou.

Além disso, ele atentou para a importância da realização de atividades como essa, que visibilizam o trabalho realizado pela Agência Estadual em benefício dos produtores rurais.

A programação será a mesma, sendo aberta pelo gerente da Estação Experimental, Nivaldo Alves da Costa, que apresentará as instalações para os participantes. Em seguida, os pesquisadores farão palestras sobre os trabalhos ali desenvolvidos, como o Programa de Melhoramento de Soja e de Milho e o Programa de Validação Participativa.

Segundo o engenheiro agrônomo Vilmar de Araújo, responsável pelo Programa de Melhoramento de Soja, a pesquisa busca obter plantas resistentes às principais pragas e doenças e adaptadas para a região do Cerrado, disponibilizando um material de maior qualidade para o produtor rural.

“Hoje, o produtor planta tendo em vista uma safrinha. Então ele prefere um material mais precoce e produtivo, para dar tempo de colher a soja e logo em seguida plantar o milho, fazendo a sucessão de cultura e aproveitando melhor a área. Do ponto de vista econômico, isso significa ter uma renda a mais”, detalhou o pesquisador.

Para as próximas edições deste Dia de Campo, já foi confirmada a presença de estudantes da FacMais e do presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende. O evento é aberto ao público e as inscrições poderão ser feitas no local.

Confira a programação completa:

Ficha técnica
Dia de Campo – Estação Experimental de Inovação Rural Santa Vitória
Data: 17 e 18 de março (terça e quarta-feira)
Hora: a partir das 8h30
Local: Estação Experimental de Inovação Rural Santa Vitória
Endereço: Rodovia GO-154 (Não asfaltada) km 11 trecho de Ordália, Araçu-GO


Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com