Diretor de Assistência Técnica da Emater debate Rede de Inovação Rural em evento do IF Goiano

Nesta quarta-feira (25), às 16h, será transmitida uma mesa de debate sobre práticas extensionistas com a participação do diretor de Assistência Técnica da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Antelmo Teixeira Alves. A palestra faz parte do II Integra do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), que segue com programação até sexta-feira (26). A mesa será transmitida no painel temático (sala 2 de extensão) pela plataforma Virtuali.

Também participam do debate o analista e gestor de projetos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO), Jean Carlos de Souza Bueno, e o gerente de assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-GO), Guilherme Brandão Gonçalves Bizinoto. A mediação foi feita pela professora do curso de Zootecnia do IF Goiano Campus Morrinhos, Aline Sousa Camargos. “Nós da Emater apresentamos o que a gente utiliza em termos de metodologia de extensão, o nosso portfólio de programas e como levamos essas tecnologias ao produtor rural, ao nosso cliente, que é o agricultor familiar”, informa Antelmo.

Segundo o diretor, a metodologia utilizada pela Emater dentro da Rede de Inovação Rural ocorre por meio da aplicação da pesquisa desenvolvida no campo. Para ele, esse “é um tema extremamente importante porque mostra para a sociedade como a instituição pública utiliza seus extensionistas para que a tecnologia chegue ao meio rural”.

Antelmo ressalta ainda a importância do contato entre a Emater e as instituições de ensino: “somos serviço público, mas queremos que a sociedade enxergue a nossa importância e que os nossos parceiros também tenham conhecimento do que a gente executa para que conjuntamente consigamos levar a assistência técnica e extensão rural ao maior número possível de famílias goianas. E nisso a Emater tem seu grau de importância porque ela possui uma maior capilaridade onde o extensionista mora”, finaliza.

Sobre o Integra IF Goiano

Segundo o portal do evento, o Integra IF Goiano tem como finalidade efetivar a integração do Ensino, Pesquisa e Extensão dentre todas as unidades da instituição. Propõe-se a compartilhar conhecimentos básicos, científicos e tecnológicos das grandes áreas pesquisadas no instituto, possibilitar a discussão, atualização em temas diversos vinculados à ciência, bem como promover a integração entre os estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação.

II Integra IF Goiano – Campus Morrinhos
Data: 23 a 26 de novembro de 2020