Emater apresenta serviços da entidade para pequenos produtores durante 1º Encontro da Agricultura Familiar de Rio Verde

Imagem: Dibulgação/Emater

A primeira edição do Encontro da Agricultura Familiar no município de Rio Verde, localizado na região sul de Goiás, foi realizada no último domingo (15), na região de Rio Preto Salgado. O evento teve organização do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em conjunto com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Prefeitura Municipal.

O encontro faz parte do programa Juntos Pelo Agro, na regional Sudoeste, uma das 12 regionais nas quais estão sendo desenvolvidos os trabalhos. Na ocasião, foram oferecidos cursos com propostas para solucionar os desafios da região de Rio Preto Salgado e estimular ações para alavancar a agricultura familiar local.

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira, a ação também se estabelece como um ponto de coligação entre os produtores. Além disso, ele destacou a importância de aproximar os jovens para debater as questões do campo.

Apresentação musical durante o primeiro Encontro da Agricultura Familiar de Rio Verde | Imagem: Divulgação/Emater

“Em um dia de domingo, estou vendo aqui bastante produtores e muitos jovens. Nós entendemos que um dos objetivos desse encontro é também prestigiar os jovens, aqueles que vão suceder seus familiares, abordando, portanto, o tema da sucessão familiar. Queremos que esse evento seja um marco histórico para a comunidade”, afirmou Antelmo Teixeira em seu pronunciamento.

Superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia | Imagem: Divulgação/Emater

A ação também reuniu os pequenos produtores para que eles fossem apresentados aos trabalhos oferecidos pelas instituições participantes. Em contrapartida, segundo a extensionista da unidade local da Emater em Rio Verde, Glória Maria Santana, o público pôde compartilhar suas demandas, mostrando aquilo que eles esperam que seja trabalhado pelas entidades

A região de Rio Preto Salgado já é atendida pela Agência Estadual, por meio da Rede de Inovação Rural, projeto que promove assistência técnica de forma contínua em 45 cidades do estado.

O 1º Encontro da Agricultura Familiar de Rio Verde contou com o apoio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – Jovem/Rio Verde (Faeg Jovem), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar), Sindicato Rural de Rio Verde e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767