Emater articula parceria para instalação de máquinas de processar castanha de baru em Goiás

Imagem: Divulgação

O representante do Instituto Transformar, Jesiel Campos, e do Centro de Estudos e Assessoria (CEA), Haroldo Mendonça, estiveram na manhã da última sexta-feira (24) na sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em Goiânia, para articular parcerias para a instalação de máquinas de processar castanha de baru em Goiás.

O objetivo é implantar esses equipamentos em regiões estratégicas do estado, para que agricultores familiares extrativistas tenham acesso a essa tecnologia e possam, portanto, ampliar suas rendas.

Segundo Jesiel Campos, o baru é um produto com valor altamente agregado, mas difícil de ser trabalhado manualmente. “É importante observar que o agricultor não consegui extrair em quantidade significante da amêndoa por dia, porque é [a castanha] extremamente dura. Isso ainda é um problema e nós estamos apresentando uma solução tecnológica”, explicou.

Sem o artefato, todo o processo de retirada da amêndoa do baru é realizado de forma artesanal, dificultando o rompimento do endocarpo e mesocarpo da castanha. Conforme a apresentação feita pelo Instituto Transformar aos representantes da Emater, com a máquina, aumenta-se o rendimento e evita-se condições de trabalho exaustivas e insalubres.

Além de gerar emprego e elevar a renda dos pequenos agricultores, o intuito do projeto é impulsionar a cadeia produtiva da castanha de baru, ainda incipiente, e consequentemente fortalecer o setor de fruticultura em Goiás. A intenção é promover, portanto, o aproveitamento integral do fruto, que pode ser destinado para o consumo humano, nutrição animal, adubação e outras diversas funções.

As próximas ações, conforme os representantes do instituto, é promover oficinas para apresentar o equipamento às autoridades estaduais e profissionais de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Participaram da reunião o engenheiro agrônomo da Emater Robson Luís, a gerente de Pesquisa Agropecuária Cláudia Pimenta, o coordenador regional Alexandre Rezende, a extensionista Luciene Ribeiro. O representante da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Gabriel Brito, também esteve presente.


Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com