Emater busca parcerias para ampliar sistemas de produção em pecuária de leite

Representantes da UEG e Funtec estiveram presentes em reunião realizada na Agência

Com o objetivo de difundir projetos em sistemas de produção em pecuária de leite, a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária realizou uma reunião com representantes da UEG – Universidade Federal de Goiás e Funtec – Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis para discutir estratégias para ampliação de renda de produtores rurais.

Na reunião, realizada na sede da Emater, foram apresentadas soluções que visam proporcionar uma maior produção de leite nas propriedades rurais e o melhoramento genético de rebanhos de bovinos de fazendas leiteiras. A ideia inicial é que sejam implantadas unidades demonstrativas para desenvolver pesquisas que possam auxiliar diretamente o produtor. Pretende-se instalar a primeira unidade na Estação Experimental da Emater em Araçu.

De acordo com o presidente da Emater, Pedro Leonardo de Paula Rezende,
“é preciso unir forças e aprofundar essas parcerias para que o produtor rural seja sempre o maior beneficiado”. Além disso, o presidente mencionou a importância de se acompanhar e auxiliar os produtores para que os animais sejam criados corretamente.



Além de aumentar a renda de produtores de leite do estado, esse projeto pretende utilizar da tecnologia para o melhoramento genético de embriões que possam propiciar ao agricultor um animal com melhor desempenho. Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira, “o objetivo é levar melhoramento genético a um preço menor, podendo assim até triplicar a produção de leite nas propriedades”.

Para que isso aconteça, os três órgãos envolvidos terão o mesmo objetivo: gerar e difundir tecnologias para o produtor de leite. No entanto, cada órgão desempenha atividades importantes, dentro de suas especialidades. Sendo assim, a UFG e Funtec serão responsáveis pela parte de genética e biotecnologia, produzindo e comercializando os embriões e a Emater entra com a assistência técnica, para acompanhar o desempenho e orientar o produtor quanto aos cuidados com os animais e a produção de leite.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves | Foto: Nivaldo Ferreira
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / 3201-8814
comunicacao.ematergo@gmail.com