Emater comemora 30 anos da Asbraer em conferência com presença da ministra Tereza Cristina

Uma conferência virtual celebrou os 30 anos da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), comemorados em junho. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (08), durante a 31ª Assembleia Geral Extraordinária da entidade que registrou um marco histórico com a presença de Tereza Cristina, a primeira ministra de Estado a participar da Assembleia.

Como ocorre todos os anos, a Assembleia reuniu o presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães, os vice-presidentes regionais, dentre os quais o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende, vice-presidente pelo Centro-Oeste, e demais representantes das entidades estaduais de Ater de todo o país.

À frente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina reconheceu o importante papel que a Asbraer desempenha na articulação para o fortalecimento da Ater Pública e se colocou à disposição para ajudar a assistência técnica e extensão rural pública a ampliar ainda mais seu atendimento. “Se não fortalecermos a assistência técnica no nosso país, continuaremos com essa desigualdade entre a agricultura que produz, que gera renda e riquezas e aqueles que vão viver da subsistência. Temos um papel fundamental em fazer a mudança dessa situação que temos no nosso país”, afirmou.

Seu posicionamento foi corroborado pelo presidente da Emater goiana, Pedro Leonardo Rezende, que alertou para o fato de os pequenos produtores e agricultores familiares estarem sim sofrendo as consequências da pandemia da Covid-19, a despeito do entendimento de que o setor agrícola não está sendo afetado neste momento. Neste sentido, ele ressalta que a única maneira de auxiliar este público para que consiga sair da crise é por meio da oferta de uma assistência técnica ofertada por profissionais capacitados e que tenham em mãos boas ferramentas tecnológicas que possam auxiliar a todos.

“A agricultura familiar é um segmento que trabalha com itens de consumo interno, prioritariamente com itens da cesta básica, então vemos que ela sofrerá com drásticas consequências da pandemia. Não tenho dúvidas de que a Ater Pública será o grande promotor de recuperação desse setor”, asseverou. Pela Emater estiveram presentes também os diretores de Ater, Antelmo Teixeira, e de Gestão Integrada, Maria José Del Peloso.

O Secretário de Agricultura Familiar do Mapa (SAF/MAPA), Fernando Schwanke, defendeu a ampliação do mercado para o pequeno produtor e agricultor familiar. Para isso, necessita de apoio da Ater para fornecer auxílio ao produtor em seu processo de comercialização. “Vemos que muitos agricultores tem produção represada e precisamos aumentar o leque de comercialização desses produtores. Podemos fazer isso por meio de parcerias com cooperativas e associações”, sugeriu.

30 Anos de Asbraer

Fundada no dia 8 de junho de 1990, a Asbraer nasceu para unir as 27 entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural. Idealizada por Manoel Olímpio, seu primeiro presidente, sua função foi de convergir os esforços das entidades em favor da Ater Pública de qualidade, fomento à agricultura familiar e ao pequeno produtor e desenvolvimento rural sustentável.

A asbraer trabalha para garantir iniciativas políticas e planejamento para levar qualidade de vida para o campo, desenvolvimento rural sustentável e inovação. A entidade assegurou a inclusão da assistência técnica e da extensão rural na agenda política nacional, em defesa de um modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo.

Dentre suas principais conquistas estão a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Anater, e o desenvolvimento da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária, PNATER.