Emater coordena campanha da OVG para entrega de cestas básicas a 16 mil famílias de assentados em Goiás

PA Mosquito, no município de Goiás, foi o primeiro dos 282 assentamentos e acampamentos que serão contemplados pela campanha do Governo do Estado

Na tarde desta quarta-feira (29), 43 famílias do Projeto de Assentamento (PA) Mosquito, no município de Goiás, receberam em suas casas cestas básicas da Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus. Reconhecido como o primeiro assentamento do nosso estado, o PA Mosquito foi também o primeiro dos 282 assentamentos e acampamentos de Goiás a ser contemplado pela campanha do Governo de Goiás, organizada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

A entrega das cestas básicas junto aos assentamentos, bem como o levantamento das famílias de assentados em situação de maior vulnerabilidade social, são coordenados pela Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, com o apoio das Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Segurança Pública (SSP). Neste primeiro momento, 16 mil famílias serão contempladas pela campanha. Por terem sido selecionadas a partir da necessidade e carência, elas estão presentes em 87 municípios, em sua maioria concentrados nas regiões Norte e Nordeste do Estado.

Presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende; Secretário de Agricultura, Antônio Carlos Lima Neto; Superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, e o apoio da Secretaria de Segurança Pública entregam a cesta básica ao sr. Valdeci Fernandes

Presidente da Agência Emater, Pedro Leonardo Rezende ressalta a importância de uma ação como esta realizada na zona rural, vez que os moradores do campo, principalmente em situação de carência e vulnerabilidade social, sofrem mais que aqueles das cidades, especialmente em razão de desinformação. “Por isso, além da doação das cestas básicas neste momento tão delicado, essa campanha também tem por objetivo a orientação destas famílias quanto à importância dos cuidados e da prevenção ao novo coronavírus”, destaca.

Ildeir Mendes Rodrigues, conhecida na região como Dona Deusa, uma das assentadas que recebeu a visita da comitiva do Governo de Goiás, agradece em nome de todas as outras famílias. “Agradeço que, mesmo apesar de toda essa distância, vocês vieram aqui pra entregar esse auxílio pra gente. Agradeço a todos vocês que se uniram pra fazer isso por nós”, diz ela a Pedro Lenardo, ao secretário de Agricultura, Antônio Carlos Lima Neto, e ao superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia.

E Emater informa que a entrega das demais cestas básicas nos 282 assentamentos goianos em situação de maior vulnerabilidade social ocorrerá de maneira coordenada e contínua, a partir do encaminhamento da OVG, e estima que no mês de maio todas as 16 mil famílias sejam contempladas com o benefício.

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8340