Emater e ABCZ capacitam técnicos para Programa Pró-Genética

Objetivo é habilitar profissionais da Agência Goiana para que possam levar informações sobre programa de melhoramento de rebanho e impactar produtividade de pequenos pecuaristas do Estado

Profissionais da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) receberam ao longo desta semana um treinamento para atuarem pelo Pró-Genética, programa de melhoria da qualidade genética do rebanho bovino brasileiro, criado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A capacitação, encerrada na última quinta-feira (01), foi realizada para técnicos especializados em pecuária de todas as 12 Unidades Regionais da Emater.

Segundo a assessora técnica da Diretoria de Assistência Técnica da instituição, Ana Kássia de Oliveira, o objetivo é habilitar os servidores para que possam levar informações sobre o Pró-Genética aos pecuaristas do Estado e mostrá-los os benefícios dos touros puros de origem. Conhecido como boi PO, o animal é um dos mais valorizados no mercado do agronegócio, garantindo retorno rápido e lucratividade para a propriedade.

Em Goiás, o Pró-Genética tem sido executado desde 2014, promovendo o aprimoramento do rebanho bovino do Estado e o consequente fortalecimento das cadeias produtivas da carne bovina e do leite. A Emater e a ABCZ são parceiras nesse empreendimento, com a realização de feiras e leilões em diversos municípios. Até 2019, foram comercializados 238 touros PO, das raças Nelore, Nelore Mocha,Tabapuã e outras.

“Para o nosso público, o mais interessante são aqueles que têm dupla aptidão, ou seja, aptidão para corte mas também com um grande potencial de melhoria racial para a parte do leite, haja vista que a maioria dos nossos clientes tem entre suas atividades a bovinocultura leiteira”, explica o diretor de Assistência Técnica da Emater, Antelmo Teixeira.

O propósito, ainda segundo o diretor, é colocar o pequeno pecuarista em contato com o produtor da genética melhoradora. Assim, é possível que pecuaristas enquadrados como agricultores familiares tenham acesso a produtos de alta qualidade, melhorando a produtividade da atividade leiteira em suas propriedades. Além disso, existe a alternativa de comercialização da bezerrada, que com os animais puros de origem ganha maior valorização mercadológica.

Treinamento

A capacitação foi executada em quatro dias por meio da plataforma virtual Zoom. Cada encontro on-line teve diferentes eixos temáticos para uma abordagem completa sobre o Pró-Genética, do histórico do programa aos aspectos técnicos de compra de touros utilizando Crédito Rural. Também foram discutidas as projeções e impactos do projeto na bovinocultura leiteira e na pecuária de corte, o papel do extensionista junto ao programa, casos de sucesso, características das raças zebuínas e como escolher os touros adequados conforme as demandas do produtor rural beneficiado.

Participaram como instrutores o gerente de Melhoramento Genético do Pró-Genética, Lauro Almeida; a assessora técnica da Emater, Ana Kássia de Oliveira; o engenheiro agrônomo e coordenador técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Gustavo Laterza; a zootecnista e responsável técnica do Escritório Regional da ABCZ, Vanessa Barbosa; e a supervisora de Crédito Rural da Emater, Maria de Fátima de Souza. O diretor Antelmo Teixeira participou como moderador do treinamento, que contou com a coordenação da equipe de Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater.

comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322