Emater e ABCZ realizam feira Pró-Genética em Goiandira neste sábado (11)

Evento leva a produtores rurais informações sobre novas tecnologias, produtividade bovina e comercialização de touros PO a preços acessíveis

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), realiza mais uma edição da feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética) em Goiandira, no próximo sábado (11).

O objetivo do programa Pró-Genética é contribuir para o aumento da produção de carne e leite de origem bovina no país, especialmente as destinadas a pequenas e médias propriedades rurais, permitindo o aumento de renda.

A Emater é a instituição encarregada da organização do evento. A ABCZ, por meio da zootecnista Vanessa Barbosa, é responsável por fazer o convite aos produtores que são criadores de touros puros de origem (PO) das raças zebuínas que serão comercializados na feira.

Além de ser responsável pela organização do evento, a Emater também realiza a mobilização dos produtores rurais, com orientações sobre os touros PO, instruções sobre a forma correta de utilização desses animais em suas propriedades, além de técnicas sobre produção animal aos produtores.

“Através da feira Pró-Genética, queremos fazer com que o produtor rural tenha acesso a uma genética melhoradora. Através dos nossos extensionistas, acompanhamos essas pessoas para garantir que, com um touro de melhor qualidade genética e de mercado, a sua produtividade e, consequentemente, a sua renda aumente”, destaca Antelmo Teixeira, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater.

Ao todo, serão oferecidos cerca de 30 animais das raças Gir Leiteira, Nelore, Tabapuã, Guzerá Leiteiro e Sindi, com negociações flexíveis e realizadas diretamente entre o criador e o produtor. Não há cobrança de comissão de vendas e é sugerido o valor entre 40 a 60 arrobas do boi gordo.

SERVIÇO

Local: Tatersal de Leilões do Sindicato Rural de Goiandira
Data: Sábado, 11 de novembro
Horário: 8h às 17h
Endereço: Rodovia GO 210 KM 1 | Goiandira-GO


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias