Emater fortalece municípios goianos assistindo produtores para venda à merenda escolar

Somente em 2018, em Mineiros, a comercialização de alimentos envolvendo PAA e Pnae movimentou cerca de R$ 435 mil e envolveu 30 famílias

Na manhã desta sexta-feira (28), a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária participou de um café da manhã no município de Mineiros organizado exclusivamente em torno do Pnae, o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Além da Agência, participaram do encontro outros agentes envolvidos no processo de fornecimento de alimento para a merenda escolar na cidade, como a Prefeitura Municipal e a Cooperativa de Agricultores de Mineiros. A confraternização ocorreu na Escola Estadual Polivalente e reuniu cerca de 50 pessoas.

Os produtores da cidade já possuem convênios com o programa que distribui alimentos para as escolas municipais da região. O objetivo do café da manhã foi estreitar relação entre a comunidade agrícola, alunos, técnicos da Emater e a gerência de merenda escolar, afinal, um motivo já une todos eles: a agricultura familiar. Na oportunidade, os agricultores levaram alguns de seus produtos para que os alunos conhecessem os alimentos que vão para o lanche da escola. E as mesas ficaram recheadas de delicias.

Responsável técnica pela Emater, Márcia Maria conta que a ação foi importante para a comunidade pois, “além da mostra, ainda houve a degustação dos produtos”, que proporcionou um momento de descontração entre as pessoas presentes.

A agricultora familiar Edineia Silva, proprietária do sítio Recanto Natureza, produz verduras e foi uma das participantes do café da manhã. Ela destaca que esse encontro foi de grande valia para que mais pessoas pudessem conhecer a qualidade dos alimentos produzidos na região, podendo assim ampliar a distribuição para todo estado.

“A gente já faz uma entrega grande para o município, e esse encontro foi de extrema importância, já que a gente não tinha esse intercâmbio com as escolas do estado”, ressalta. Ela faz questão de enfatizar a importância da assistência da Emater e reitera que os produtores da região estão preparados para atender mais escolas com empenho e qualidade.

Impacto positivo no município

Nos últimos anos, a agricultura familiar em Mineiros, com apoio das entidades locais, dentre as quais a Emater tem papel de destaque, está se organizando e fortalecendo. Neste sentido, o cumprimento da lei que diz que no mínimo 30% dos produtos da alimentação escolar tem de ser comprado da agricultura familiar beneficia ainda mais os agricultores.

O município iniciou as vendas para o Pnae e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no ano de 2012, e o crescimento foi vertiginoso. Somente em 2018 a comercialização envolvendo os programas movimentou cerca de R$ 435 mil em Mineiros. O grupo que fornece hortaliças, frutas, grãos, panificados, queijos, doces e rapadura para a merenda reúne aproximadamente 30 famílias.

Márcia Maria ressalta que o impacto positivo destes programas pode ser observado no incremento da renda das famílias e no retorno de filhos para trabalhar nas propriedades. “Além desses pontos positivos, ressalta-se que os alunos das escolas públicas estão tendo acesso aos produtos de qualidade da agricultura familiar.”

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves | Fotos: Emater/Divulgação