Emater inicia entrega das hastes de pequi aos viveiristas

Primeiras unidades foram entregues nesta terça-feira, 12

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) iniciou na tarde dessa terça-feira, 12, as entregas das hastes de pequi aos primeiros viveiristas cadastrados. A retirada dos materiais ocorreu no jardim clonal, na sede da Agência.

Leonardo Pinto da Silva e Edimar Tavares Pereira, proprietários do Viveiro Fazendinha, em Goianira, fizeram um pedido de 400 hastes das variedades GOBRS 102 e GOBRS 103 (sem espinhos) e 50 unidade da variedade GOBRS 203 (com espinhos) totalizando 450 gemas. O processo de compra foi iniciado através do preenchimento do formulário disponibilizado pela Emater, e seguindo as exigências como cadastro o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) do Ministério da Agricultura e Pecuária e possuir mudas aptas para enxertia das gemas.

O pesquisador da Embrapa Cerrados responsável pelo jardim clonal das variedades de pequi da Emater, Dr. Ailton Pereira, reforçou que a Emater é uma instituição que tem como foco a pesquisa e que para atender a alta demanda de mudas de pequi em Goiás é muito importante essa parceria com os viveiristas. “Nós não temos espaço, nem estrutura para reproduzir uma grande quantidade de mudas para atender toda a procura, por isso estamos comercializando as gemas com qualidade genética para que os viveiros possam multiplicar essas variedades e disponibilizar para os goianos interessados em ter seu próprio pequizeiro”, explicou.

Leonardo afirma que soube da oferta por meio de telejornais e viu uma oportunidade para seu viveiro. “Queremos multiplicar o material com uma matrizeira, para criar mudas e posteriormente comercializar”, completa. Para garantir o aproveitamento máximo das hastes, os viveiristas contaram com o treinamento do Dr. Ailton Pereira, pesquisador da Embrapa Cerrados, onde demonstrou o passo a passo do processo de enxertia das plantas. Na sede, os viveiristas aproveitaram para conhecer o viveiro de mudas e o jardim clonal, acompanhados pela equipe de pesquisa agropecuária da Emater.

O formulário para viveiristas manifestar interesse em adquirir as hastes de pequi com e sem espinhos permanece aberto até a próxima sexta-feira, 15. Para acessá-lo, clique AQUI.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias