Emater integra força-tarefa goiana pela qualidade da cadeia produtiva do leite

Agência, que tem papel crucial na assistência técnica aos produtores, acompanhou workshop que marca início de novas regras no Estado

A Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária esteve presente no 1º Workshop Goiás – Qualidade do Leite, realizado nesta quinta-feira (14), em Goiânia. O encontro foi o primeiro de um total de nove que serão promovidos em vários municípios goianos com o objetivo de orientar produtores ligados à cadeia do leite no Estado a respeito das exigências da novas Instruções Normativas 76 e 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, que entram em vigor em maio deste ano, e qualificá-los para as regras que serão estabelecidas a partir de então.

Presidente de Emater, Pedro Leonardo de Paula Rezende compôs a mesa ao lado do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos Lima Neto; dos presidentes da Agrodefesa, José Essado Neto, e do Sindileite – Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Goiás, Alcides Augusto da Fonseca; do superintendente Federal de Agricultura, José Eduardo de França; do reitor da UFG – Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, além de representantes do Fundepec-Goiás, da OCB, do Ifag e do Sistema Faeg Senar.

O evento é voltado, principalmente, para proprietários de estabelecimentos que processam leite e derivados em Goiás e que estão registrados no Serviço de Inspeção Federal e no Serviço de Inspeção Estadual. Participaram também fiscais estaduais agropecuários, auditores fiscais federais agropecuários, responsáveis técnicos e de controle de qualidade das indústrias, pesquisadores, acadêmicos de áreas afins e produtores de leite. Os técnicos do Ministério da Agricultura que elaboraram as Instruções Normativas estiveram presentes para explicar em detalhes as mudanças introduzidas e sanar dúvidas dos participantes quanto aos padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A.

Neste campo, Pedro Rezende ressalta a importância da Emater na cadeia produtiva leiteira de Goiás, papel crucial lembrado por todas as entidades presentes. “A Emater é uma peça-chave em todo este processo. Por meio de nossos técnicos, somos o braço do Governo que presta assistência a cada um dos produtores. Fico muito feliz que todos os representantes da cadeia estejam atuando em conjunto. Só assim atingiremos nosso objetivo junto à sociedade, que é garantir um produto de qualidade para as mesas dos goianos”, frisa.

Na ocasião, foi assinado convênio de cooperação técnica e financeira do Fundepec com a Agrodefesa para o ano de 2019 que prevê o repasse de R$ 1,4 milhão à entidade com o intuito de promover a defesa sanitária animal no Estado de Goiás.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Fotos: Alex Malheiros e Nivaldo Ferr
Informações à imprensa: (62) 3201-8814 / 99276-8126
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br