Emater lança publicação que divulga resultados conquistados pela instituição em 2020 e 2021

Relatório batizado de Emater em Dados mostra que, no período, mais de 18 mil agricultores familiares foram atendidos e 14 mil propriedades receberam visita técnica. Números revelam missão da Emater pelo aumento da renda e melhoria da qualidade de vida no campo, destaca presidente Pedro Leonardo Rezende

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) reuniu informações sobre os serviços prestados e iniciativas operacionalizadas pela instituição durante o ano de 2020 e o primeiro semestre de 2021 em um único relatório, o Emater em Dados. Lançado neste mês de abril, a publicação é focada nos resultados da Agência traduzidos em informações objetivas de cada área de atuação.

Em destaque, o relatório informa que mais de 18 mil agricultores familiares foram atendidos pela Emater no período e cerca de 14 mil propriedades rurais foram visitadas. Ao todo, a edição contabiliza aproximadamente 40 mil atendimentos, realizados in loco e remotamente.

“Os dados revelam aquilo que já tomamos como nossa grande missão: a orientação pela geração de emprego, aumento da renda e melhoria na qualidade de vida do segmento rural familiar”, declara o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende.

A liderança destaca que, apesar do momento em que o trabalho da entidade foi penalizado pela pandemia, a Emater conseguiu entregar excelentes resultados e superar as expectativas. A publicação mostra que mais de 60 mil atividades foram realizadas, entre dias de campo, capacitações, palestras, reuniões e entrevistas.

“Conseguimos nos reinventar e continuar oferecendo apoio ao trabalhador do campo, que
também não pôde parar um segundo sequer, em decorrência de seu papel primordial na garantia do fornecimento de alimentos”, acrescenta Rezende.

Infraestrutura

O Emater em Dados também traz detalhes atualizados sobre a estrutura administrativa e física da agência, que passou recentemente por uma intensa revitalização assegurada pelo Governo de Goiás. Foi inaugurado em 2021 o Complexo de Inovação Rural, espaço que abriga a nova sede administrativa da Emater, o Complexo de Laboratórios, o Centro de Tecnologia e Capacitação (Centrer), a Agroindústria e a Estação Experimental Nativas do Cerrado.

Conforme discorre o relatório, o local é estratégico porque facilita a integração entre a pesquisa agropecuária e a assistência técnica e extensão rural, aumenta a eficiência de agilidade da gestão, oferece maior visibilidade e reconhecimento entre a comunidade goiana e possibilita maior interação com meio acadêmico, científico e técnico, já que está situado dentro da área do Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tudo isso com redução de custos, em decorrência da melhor adequação dos espaços construídos.

Além disso, a revista apresenta a máquina administrativa que faz a Emater funcionar. O órgão é estrategicamente dividido em 12 Unidades Regionais: Caiapó, Estrada de Ferro, Planalto, Rio das Antas, Rio dos Bois, Rio Paranaíba, Rio Vermelho, Serra da Mesa, Sudoeste, Sul, Vale do Paranã e Vale do São Patrício.

As regionais são setorizadas por 205 Unidades Locais, representando atualmente mais de 83% dos municípios goianos. Aqueles que não dispõem de escritório local podem solicitar atendimento à Emater mais próxima. A entidade conta ainda com quatro Estações
Experimentais, dois Campos Experimentais e uma Unidade Experimental, onde são realizadas pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias que buscam atender as cadeias produtivas da agricultura familiar.

Programas e serviços

O Emater em Dados destaca os programas e serviços executados pela instituição, como o Programa de Compliance Público (PCP), instituído pelo Governo de Goiás, em 2019. A Emater ocupou em 2020 o 24º lugar no Ranking PCP e a 5º posição no Prêmio Goiás Mais Transparente. A evolução é nítida no ano seguinte, quando a agência levou o 3º lugar no Ranking PCP e no Prêmio Goiás Mais Transparente e o 5º lugar em Inovação em Transparência Pública.

Os resultados do O Agro é Social – Gerando Renda e Transformando Vidas também foram divulgados. No período avaliado, foram realizados 18 mil eventos voltados para o desenvolvimento social, 30 mil famílias domiciliadas no campo beneficiadas, 246 municípios alcançados e mais de 500 toneladas de alimentos distribuídos.

Um dos carros-chefes entre os serviços da Emater, a elaboração de projetos para aquisição de Crédito Rural ganhou um capítulo na revista. Em 2020 e no primeiro semestre de 2021, a Emater facilitou o aporte de R$ 239 milhões em propriedades de médio e pequeno porte por meio de linhas de financiamento. Aproximadamente 2,6 mil agricultores familiares foram contemplados.

Além disso, o Emater em Dados aponta números referentes a programas de desenvolvimento sustentável, emissões de Declarações de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), acesso à linha de crédito Produtor Empreendedor e ações de consolidação da cadeia produtiva de mandioca.