Emater leva atendimento a produtores rurais de Goianira no programa Alego Ativa

Passaram pela tenda cerca de 200 pessoas, que puderam conhecer as políticas públicas de incentivo produtivo, esclarecer dúvidas sobre documentações e saber como receber assistência técnica rural | Imagens: Fernanda Garcia/Emater

Retomado após pausa que durou mais de um ano em decorrência da pandemia, o programa Alego Ativa foi reinaugurado no último sábado (25), no município de Goianira, Região Metropolitana de Goiânia, pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O evento contou com a participação da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), que estruturou um estande de atendimento aos produtores rurais da região.

Chegando à nona edição, o Alego Ativa é um projeto itinerante que visa percorrer cidades goianas para levar serviços de forma gratuita e simplificada nas áreas de assistência social, rural, médica, jurídica, além de cursos e oficinas profissionalizantes. O programa faz parte de um pacote de ações da 19ª Legislatura do Parlamento Goiano, em prol da ampliação da representatividade e aproximação entre o poder público e a sociedade. 

O presidente da Emater, Pedro Leonardo de Paula Rezende, que compôs a mesa diretiva de reabertura da iniciativa e participou da posterior audiência pública, reiterou a importância da instalação para que as pessoas conheçam o trabalho da instituição e possam ter acesso aos serviços oferecidos pelo Governo de Goiás. Atualmente, a Administração Estadual, por meio da Emater, executa, entre outros, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual), O Agro é Social – gerando renda e transformando vidas, o projeto Cerveja de Mandioca e o Programa Produzir Brasil.

Além disso, destacou Rezende, a Agência Goiana é responsável por facilitar o acesso a linhas de crédito rural para a agricultura familiar, ferramenta imprescindível que viabiliza aos pequenos produtores o investimento em suas propriedades e, assim, o crescimento da produtividade e da renda mensal familiar. Durante o evento, o público pôde conhecer as linhas de financiamento disponíveis e os procedimentos necessários para a aquisição.

Na tenda da Emater, ficaram à disposição dos produtores os técnicos Jean Louis Martins e Joabio Neuber Oliveira. Pelo local, passaram cerca de 200 pessoas, que puderam esclarecer dúvidas sobre documentações, como a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), políticas públicas de incentivo e inclusão produtiva e de que maneira receber assistência técnica. Quem esteve no estande também pôde levar para casa sementes de hortaliças, como salsa, quiabo, coentro, rabanete e cenoura.

Advogada especialista em agronegócio, Josie Marçal; técnico agrícola da Emater, Joabio Oliveira; presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende; e engenheiro agrônomo da Emater, Jean Louis

Alego Ativa

A iniciativa, coordenada pela Alego, nasceu em 2019, visando o apoio, desenvolvimento e integração entre o poder público e os municípios goianos. O objetivo é promover capacitação e aprimorar a atuação dos três poderes junto às comunidades locais. São realizadas palestras com temas de interesse público, cursos profissionalizantes e atendimentos em áreas essenciais como médica, jurídica, rural, educacional e cultural.

Em Goianira, a ação contou com uma novidade: o evento foi encerrado com uma cerimônia de casamento comunitário. Também foram destaques serviços de acupuntura e auriculoterapia, coleta de sangue para doação e vacinação antirrábica para animais. A edição contou com parcerias de diversas entidades, como a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Alego Ativa é um programa itinerante que percorre municípios goianos para levar capacitação, atendimento e fortalecer relação entre as comunidades locais e os poderes públicos

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias