Emater marca presença na abertura da Tecnoshow Comigo

Em Rio Verde, evento, que é um dos maiores do País, reuniu autoridades e produtores rurais para tratar sobre tecnologia no campo

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) está nesta semana na 19ª Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, município da Região Sudoeste do Estado. A feira realizada pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), que teve abertura na última segunda (04) e segue até sexta-feira (08), já se consolidou como um dos maiores eventos de tecnologia rural do Brasil.

“A Tecnoshow é, hoje, a maior escola do País para formar e orientar produtores rurais. Graças à tecnologia, ao avanço apresentado aqui, fazendo chegar cultivares, técnicas e tecnologias mais modernas do mundo ao agricultor, seja o pequeno, o médio ou o grande. Goiás bate os demais estados em produtividade por hectare. Nosso Estado respeita as regras ambientais e produz mais em menor número de hectares de terra”, disse o governador Ronaldo Caiado na solenidade de abertura.

O presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, destacou que a participação da agência na feira é fundamental para que as cadeias produtivas da agricultura familiar sejam atendidas e apresentadas a soluções tecnológicas voltadas para o segmento. “Nem todas as multinacionais agropecuárias têm o produtor rural familiar como objetivo principal de suas operações. Isso demonstra a relevância de uma pesquisa pública, de forma a atender as dores e as necessidades dessa parcela”, explicou.

Já o presidente da Comigo, Antônio Chavaglia, ressaltou a importância da feira para o agronegócio brasileiro. “Tem máquinas e tecnologia do mundo inteiro, para o pequeno e o grande produtor”, disse. Ele falou da superação empreendida pelo setor durante a pandemia e dos desafios para as próximas safras, devido ao cenário ainda incerto da economia mundial.

Também estiveram presentes na abertura  presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; e outras autoridades, como presidentes de autarquias; deputados estaduais, federais, vereadores, empresários, produtores rurais e lideranças regionais.

Soluções para agricultura familiar

O estande da Emater na Tecnoshow dispõe de uma área plantada com cultivares de capim, arroz e mandioca. O BRS Capiaçu é o carro-chefe entre as variedades de gramíneas. Desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Capiaçu é um clone de capim-elefante, obtido por meio de melhoramento genético. É mais produtivo em massa e mais nutritivo em relação a outros materiais, com alta demanda entre pecuaristas leiteiros.

Variedades de arroz e mandioca também foram plantadas para amostragem. Estão expostas cultivares de arroz de terras altas, cultivadas em áreas favorecidas pelo regime de chuvas ou sob sistema de irrigação por aspersão. Já as amostras de mandioca são provenientes da Estação Experimental da Emater em Porangatu, onde está sendo executada uma pesquisa para disponibilizar materiais da raiz mais bem adaptados para regiões secas, como o Norte e Nordeste Goiano.

O espaço conta ainda com exemplares de plantas pesquisadas na Estação Experimental Nativas do Cerrado e no Horto de Plantas Bioativas da Emater. O público pode conhecer de perto as mudas de pequi sem espinhos e demais variedades que serão disponibilizadas em breve aos produtores rurais do Estado. Já as plantas do horto constituem espécies medicinais, aromáticas e condimentares, que são comercializadas a preços acessíveis pela Emater.

Exposição de produtos

Agricultores familiares assistidos pela Emater têm a oportunidade de expor e comercializar seus produtos no estande. Simone Paradzinski, produtora de Rio Verde, participa como expositora na Tecnoshow pela primeira vez, com sua marca de doces cristalizados. O processamento de frutas se tornou uma importante fonte de renda extra para a família, que mantém a produção de leite como atividade principal na fazenda.

A agricultora, que começou a fabricar os doces para consumo próprio, hoje dispõe de uma substancial variedade de mercadorias. Ela comercializa doces de mamão, laranja, abóbora, banana e goiaba. “Recebi o convite da Emater para estar aqui na feira. É uma grande oportunidade para a gente divulgar e crescer”, afirma.

Representando o município de Perolândia, Suelen Conceição Silva, diretora do Departamento de Agricultura Familiar da prefeitura, levou para o estande biscoitos, queijo cabacinha, queijo de trança e geleias, todos produzidos por agricultores familiares. “Estamos aqui para mostrar a força e a importância do produtor rural familiar”, pontua a liderança.

“É um dia muito importante para nós. Agradecemos à Emater pela oportunidade de estarmos aqui representando os artesãos de Perolândia”, acrescenta a diretora do Departamento de Cultura, Edilaine Freese. “A gente busca valorizar os artesãos e dar todo o apoio porque eles merecem. Artesanato é arte com as mãos”, celebra.

Transferência da capital

O governador Ronaldo Caiado formalizou a transferência da sede do Governo do Estado para Rio Verde durante a programação da Tecnoshow Comigo. O ato solene atende à lei nº 20.425/2019. Até o final da feira, as rotinas e despachos serão executados no município do Sudoeste Goiano.