Emater MOBI se apresenta como solução ao produtor rural goiano

Por meio de aplicativo desenvolvido pelo Governo de Goiás, agricultores podem solicitar atendimento técnico remoto e acessar notícias da Agência

Mais uma vez o Governo de Goiás se destaca no quesito inovação visando atender às necessidades e anseios do produtor rural de Goiás, especialmente dos pequenos produtores e de agricultores familiares. Lançado em julho do ano passado pelo governador Ronaldo Caiado, o Emater MOBI surge como solução para o atendimento em assistência técnica agrícola remoto em tempos de isolamento social em razão do enfrentamento proposto pelo Governo de Goiás à pandemia do Coronavírus.

Sem a possiblidade de solicitar visitas técnicas in loco desde o último dia 20 de março, em razão da Portaria 099/2020 – SEAD que determinou o teletrabalho aos servidores que não desempenham funções essenciais em todo o Estado de Goiás, os produtores rurais goianos têm a oportunidade de continuar recebendo o atendimento dos técnicos da Emater – Agência Goiana da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária por meio do aplicativo Emater MOBI.

Desenvolvido com exclusividade pelo Governo de Goiás, por meio da equipe da Gerência de Tecnologia da Informação da Emater, o aplicativo permite que os produtores rurais mantenham contato com a equipe técnica da Agência e, assim, consigam esclarecer dúvidas e receber auxílio técnico direcionado por meio do envio de fotos e áudios que dimensionem seus problemas em suas terras.

Para o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, “o aplicativo Emater Mobi foi concebido diante da necessidade de modernização do serviço público de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural, com o objetivo de acompanhar a evolução tecnológica experimentada no setor agropecuário nos últimos anos”, e agora se mostra mais útil do que nunca ao setor produtivo goiano.

Instrumento de cidadania
Para além destes serviços específicos, o Emater Mobi pode ser baixado e usado por toda a sociedade que deseja ter acesso às notícias da Agência e aos avisos de novos serviços. Isso porque uma das funções do aplicativo é abordar todas as informações relativas à Agência da maneira mais acessível ao público atendido pela instituição. Não por acaso, o aplicativo foi destaque da Campus Party, onde foi apresentada em um painel logo após seu lançamento, em setembro do ano passado.

“Ao aliar tecnologia e comunicação pública, o que propomos, por meio desta inovação, é oferecer meios para que a cidadania seja de fato exercida pelos goianos, ou seja, facilitar o acesso da população às políticas públicas e aos serviços ofertados pelo Estado”, ressalta Pedro Leonardo Rezende.

Iniciativa inédita na história da Assistência Técnica e Extensão Rural brasileira, o Emater MOBI se tornou referência nacional e seu modelo de desenvolvimento já foi adotado pelas entidades estaduais de Ater Pública do país.

Orientação ao Produtor Rural
Após fazer o download na Play Store (o App está disponível apenas para Android), entre em contato com o técnico de seu município para cadastramento. Os telefones de todos os técnicos de todos os municípios onde a Emater possui escritórios ativos estão no site da Agência, neste link: https://tinyurl.com/ematernointerior .

Veja a matéria especial feita pelo Globo Rural na ocasião do aniversário de 40 anos do programa da Rede Globo:

_____
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8340 / (62) 99276-8126
comunicacao.ematergo@gmail.com