Emater participa da 60ª Assembleia Geral Ordinária promovida pela Asbraer

Encontro reúne duas vezes por ano dirigentes de entidades públicas rurais de todo País para debater principais demandas do campo. Próxima assembleia será realizada na sede da Emater, em Goiânia

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) marcou presença em mais uma edição da Assembleia Geral Ordinária promovida pela Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), na última terça-feira (30), em Brasília. O encontro reúne duas vezes por ano dirigentes das entidades públicas rurais para debater as principais demandas do campo.

Representaram a Emater Goiás o presidente do órgão, Pedro Leonardo Rezende, e o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira. A assembleia buscou apresentar um panorama do cenário atual vivido pelas agências públicas de assistência técnica e definir as diretrizes para o próximo ano junto às instituições parceiras, como a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Estamos cada vez mais fortes, alcançamos em todo o país um total de 17 mil extensionistas rurais. Que possamos produzir um pensamento positivo daqui pra frente, que busquemos discutir parcerias e o crescimento da extensão rural”, declarou o presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães. A liderança ressaltou que os discursos que sugerem o fim da assistência técnica pública no País já não fazem mais sentido.

“Este encontro é uma forma de aproveitarmos para repensar ações que fortaleçam a Ater pública. Devemos investir no meio digital para driblar os desafios presenciais. Acredito que neste próximo ano, iremos retornar com maior efetividade”, acrescentou o presidente da Anater, Ademar Silva.

Em Goiás, por exemplo, a Emater vem desenvolvendo novas maneiras de operacionalização do trabalho em campo, como a plataforma Emater MOBI. O aplicativo oferece atendimento remoto, colocando o produtor rural diretamente em contato com o técnico extensionista.

Além das soluções tecnológicas, entraram em pauta durante a reunião os projetos e programas voltados para a população do campo e as mudanças instituídas nos últimos dois anos. A principal alteração levantada foi a substituição da Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) pelo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que será realizada gradativamente pelo Governo Federal.

Assembleia em Goiás

O presidente da Emater goiana, Pedro Leonardo Rezende, colocou a entidade à disposição para a realização da próxima Assembleia Geral Extraordinária. A autoridade salientou que com as melhorias nos indicadores sanitários relativos à pandemia de Covid-19, é possível articular o encontro de maneira menos restritiva.

“A proposta é realizarmos pela primeira vez uma assembleia da Asbraer dentro da estrutura de uma Emater”, disse. A sugestão foi acatada pelas lideranças presentes e o próximo encontro, em 2022, será realizado no Complexo de Inovação Rural, sede da Emater, em Goiânia.