Emater participa da 63ª Assembleia Geral da Asbraer

Realizado em Brasília-DF, encontro contou com a participação do presidente e diretores da Agência Goiana

Nos dias 16 e 17 de março, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) marcou presença na 63ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), em Brasília-DF. A instituição goiana foi representada pelo presidente Pedro Leonardo Rezende, e os diretores João Asmar Júnior (Pesquisa Agropecuária), Antelmo Teixeira (Assistência Técnica e Extensão Rural) e Maria José Del Peloso (Gestão Integrada).

Com o objetivo principal de dialogar com entidades do Governo Federal e realizar a eleição da nova diretoria para o quadriênio 2023-2027, a Assembleia reuniu representantes de 25 das 28 associadas, além de representantes do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), parlamentares e secretários de Estado.

O presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães, abriu a reunião dando um panorama geral de sua gestão. “Nos últimos anos, a Asbraer cresceu e aumentou seu protagonismo. Quando ampliamos o escopo da Asbraer para pesquisa agropecuária e regularização fundiária, a FAO [Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura] ligou e parabenizou pelo fortalecimento da instituição que estamos promovendo”, afirmou.

Para Pedro Leonardo Rezende, que desde 2019 atua como vice-presidente da Região Centro-Oeste da Associação, o encontro foi uma oportunidade para discutir as demandas não só das associadas, mas também dos agricultores familiares, os principais clientes das ações de Ater. “Precisamos trabalhar para uma Ater que atenda o produtor rural da melhor forma possível, pensando nas suas particularidades e na promoção inclusiva dessa população, em especial dos agricultores rurais de baixa renda”, frisou.

No primeiro dia da 63ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer, a programação contemplou, principalmente, assuntos institucionais, como as diretrizes que devem ser seguidas em gestões futuras nas áreas de pesquisa, assistência técnica e regularização fundiária e prestações de contas da Asbraer do ano de 2022, além de diálogos sobre programas como o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa).

Eleições

Já no dia 17, o foco se deu sobre a realização das eleições para a diretoria da Asbraer para o quadriênio 2023-2027. Com duas chapas na disputa, foi eleita a chapa 1, formada por Natalino Avance (IDR-Paraná), candidato à presidência; Luciano Brandão (Emater/RO), candidato à vice-presidência nacional; e Gilson dos Anjos (Emdagro/SE), candidato à vice-presidência nacional de pesquisa.

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos: como presidente, Cláudio Bortolini (Emater/MG), e Loislene Trindade (Emater/DF) e Diniz Dias (IDR-Paraná) como membros titulares; e Daniel Pinto (IDAM/AM), Sandro Montenegro (Agerp/MA) e Célio Haverroth (Bahiater/BA) como suplentes.

As vice-presidências regionais ficaram assim definidas: Centro-Oeste com Renaldo Loffi (Empaer/MT), com suplência da Emater/DF; região Norte com Washington Ayres (Ruraltins/TO), com suplência do IDAM/AM; Nordeste com César Oliveira (Emater/RN) e suplência da Bahiater/BA; Sul com Christian Lemos (Emater/RS) e suplência da Epagri/SC; e, no Sudeste, Otávio Maia (Emater/MG), com suplência da Emater-Rio. A diretora executiva da Asbraer, Mariana Matias, foi reconduzida ao cargo.

Em seu discurso de agradecimento, o presidente eleito da Asbraer, Natalino Avance, afirmou que trabalhará para resgatar a imagem das instituições de ATER, pesquisa e regularização fundiária. “A Asbraer vai ser fundamental nesse processo. Quer na promoção de capacitação, quer na articulação com governos e organizações internacionais, quer no diálogo com todos os atores políticos, vamos fazer uma pauta participativa. Conto com todos os estados e todas as associadas”, afirmou.