Emater participa de seminário na UFG para discutir a importância do PNAE

Mesa ‘Desafios dos Agricultores e dos Órgãos de Assistência’, comandada pelo diretor de ATER Antelmo Teixeira

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), participou do ‘Seminário da Alimentação Escolar e Agricultura Familiar: Desafios na operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)’, na última quinta-feira (22), no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Durante o encontro, foi levantado um debate sobre a relevância do programa e as formas efetivas de operacionalizá-lo. A Emater esteve presente na mesa redonda ‘Desafios dos Agricultores e dos Órgãos de Assistência’, comandada pelo diretor de Assistência Técnica, Antelmo Teixeira Alves.

Ainda na oportunidade, o superintendente de Produção Rural e Sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Donalvam Maia, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Emater – que é jurisdicionada à Seapa – na execução de projetos voltados ao PNAE.

Além do programa, outras temáticas foram tratadas na conferência, como a disseminação do conceito de Agricultura Familiar e os desafios das escolas e do poder público em implantar políticas referentes à alimentação escolar.

O que é o PNAE?

Idealizado para oferecer alimentação escolar e promover ações pedagógicas, o PNAE repassa, por meio do Governo Federal, valores financeiros para estados, municípios e escolas federais, beneficiando milhões de estudantes brasileiros. As ações do programa incluem desde a avaliação do estado nutricional dos alunos a projetos de educação alimentar nas comunidades escolares.

Outra ênfase do trabalho, que foi amplamente debatida durante o seminário, diz respeito a agricultura familiar. Desde 2009, é determinado por lei que pelo menos 30% do valor repassado seja utilizado na compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar.

Comunicação Setorial – Emater
Texto: Fernanda Garcia