Emater participa de lançamento do projeto Produtor de Água no Descoberto

Iniciativa ecológica busca a conservação do solo e da água no estado

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participou na última sexta-feira, 22/03, do lançamento do edital de chamamento público para o Projeto Produtor de Água no Descoberto, em Brazlândia. O evento contou com a participação de representantes de diversas instituições público e privadas.

O projeto Produtor de Água busca engajar os proprietários de terra da área para tornar a Bacia do Alto Descoberto referência na produção sustentável de água e alimento. O objetivo é garantir a segurança hídrica, conservar o solo e proteger a vegetação nativa do Cerrado. Para isso, todos os participantes, que são voluntários, receberão o equivalente a R$ 170 por hectare preservado. Além disso, os produtores rurais que aderirem ao programa poderão receber ações de cercamento de nascentes, plantio em matas ciliares, terraceamento, entre outras.

O edital tem como objetivo selecionar produtores das regiões de Brazlândia (DF) e Águas Lindas (GO), inseridos na Bacia Hidrográfica do Alto Descoberto, que desejam adotar práticas e manejos para a conservação de solo e água. Durante o evento, os interessados puderam tirar dúvidas sobre o assunto e receber auxílio no processo de inscrição.

O gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Kin Gomides, afirma que o programa se baseia em identificar, mobilizar e organizar informações para otimizar o uso de água na região e ao mesmo tempo garantir o abastecimento das famílias próximas ao Lago Descoberto. “Essas ações, que estão contempladas no programa da Emater de gestão de solo e água, buscam mitigar os impactos danosos ao meio ambiente pelas estruturas produtivas”, acrescenta.

Interessados em participar do projeto podem acessar o edital pelo site da Caesb clicando AQUI.

Bacia do Alto Descoberto

Os números ajudam a dar a dimensão da importância da bacia para o abastecimento não só das produções locais, mas de toda a população do DF. Sozinho, o reservatório é responsável por cerca de 60% de toda a água consumida na capital federal. São 452 km² de extensão, dos quais 70% estão localizados em território brasiliense (Brazlândia e Ceilândia) e 30% em Goiás (Padre Bernardo e Águas Lindas).


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias