Emater prestou mais de 11 mil atendimentos em Goiás no primeiro bimestre do ano

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) ofereceu 11.511 atendimentos apenas no primeiro bimestre de 2020, o que representa um crescimento de 22,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. A informação foi destaque na edição deste mês do “Agro em Dados”, boletim divulgado nesta quinta-feira (02), pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

De acordo com a publicação, a Emater prestou 6.027 atendimentos nas propriedades e 5.484 em seus escritórios, contra 3.780 atendimentos nas propriedades e 5.636 nas unidades locais no primeiro bimestre do ano passado. Além do aumento na taxa de atendimento, o número de eventos cresceu, com elevação de 7,4%.

O informativo traz também um levantamento sobre as exportações no setor agropecuário. Nos primeiros dois meses de 2020, o agronegócio goiano foi responsável pela exportação de produtos para 133 países, sendo 22 a mais do que no mesmo período de 2019, quando foram 111 países. Ao todo, o volume exportado somou mais de US$ 776,8 milhões. Foram 451 produtos exportados, acréscimo de 43 itens se comparado com o primeiro bimestre do ano passado.

O “Agro em Dados” é elaborado pela Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa, com apoio da Comunicação Setorial da Secretaria. O periódico reúne pesquisas dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com o recorte para o estado de Goiás. Além da Emater, o boletim divulga números das outras jurisdicionadas da Seapa, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás).

Confira o “Agro em Dados” de abril de 2020 neste link.

______
Comunicação Setorial – Emater