Emater promove curso de piscicultura para grupo ‘Peixe Vivo de Gameleira’

Começa nesta quinta-feira (08) o primeiro módulo do curso de piscicultura que será realizado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), no município de Gameleira de Goiás, a 70 quilômetros de Goiânia. As atividades são voltadas para o Grupo de Trabalho de Piscicultores de Gameleira, também conhecido como ‘Peixe Vivo de Gameleira’.

Segundo o mestre em piscicultura e coordenador do curso, Francisco Cabral Neto, o projeto nasceu a partir da necessidade de complementação da renda de pequenos produtores da cidade.

“Eu fui lá fazer uma palestra, que teve uma repercussão muito grande. Participaram mais de cinquenta pessoas. Na semana seguinte, foi marcada uma reunião para ver quem teria interesse em fazer o curso e, consequentemente, formar uma cooperativa”, explicou.

A iniciativa também tem por objetivo viabilizar a produção de peixes de qualidade, obedecendo os parâmetros exigidos. Dividida em três módulos, a capacitação irá abordar aspectos como a estrutura dos viveiros, qualidade da água e manejo adequado.

“Nós vamos dar um panorama de como está a piscicultura e a procura pela carne branca, pois as mudanças de hábitos alimentares têm sido bastante grandes. […] Vamos falar também sobre legislação ambiental, outorga de água, plantas aquáticas e construção de viveiros escavados e tanque-rede”, acrescentou Cabral.

O projeto será executado em três semanas e a próxima cidade a recebê-lo é Vila Boa, a partir do dia 26 de agosto. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Gameleira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e da Cresol Goiás.

Setor de piscicultura faturou R$ 5 bilhões em 2018

Mercado

Movimentando positivamente a economia, a piscicultura tem apresentado grande potencial de crescimento no Brasil. Puxada pela tilápia, a atividade produziu no país 4,5% a mais em 2018 em comparação com o ano anterior, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR). O setor faturou RS 5,067 bilhões, com um volume de produção de 722.560 mil toneladas.

Conforme os dados, a piscicultura gera cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos. A expectativa é que o ramo cresça ainda mais neste ano, podendo chegar a um percentual de cerca de 10% no aumento da produção.

Calendário

Confira abaixo o cronograma de execução do curso de piscicultura em Gameleira de Goiás e Vila Boa:

08 e 09 de agosto – 1º módulo | Local: Gameleira de Goiás
15 e 16 de agosto – 2º módulo | Local: Gameleira de Goiás