Emater promove cursos de processamento de alimentos no interior do estado

Oficinas visam profissionalização da população em geral e aumento de renda para agricultores familiares

Uma parceria entre a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Prefeitura de Trindade e Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu entre os dias 10 e 14 de abril, um curso sobre doces cristalizados para a população em geral. O objetivo era ensinar como agregar valor ao produto e proporcionar um aumento na renda através da comercialização destes doces.

O curso foi ministrado pela extensionista social da unidade local da Emater em Trindade, Maria Luiza Pereira e pela extensionista da UL Petrolina, Maria José Chaves. Na ocasião, os participantes aprenderam a fabricar doces cristalizados de figo, abóbora, mamão, melancia e coco.

“Com foco na segurança nutricional alimentar da população rural e urbana, a Emater vem proporcionando cursos de capacitação e qualificação, dotando as famílias de competência e habilidades para desenvolverem atividades lucrativas dentro dos padrões sanitários e de qualidade exigidos pelo mercado consumidor”, explica Maria Luiza.

No total, 18 pessoas participaram do curso. Além dos doces cristalizados, eles ainda aprenderam a fazer cocada de maracujá, doce de batata-doce, doce de leite, doce de banana, geleia de abacaxi e muito mais.

A cerimônia de encerramento do curso de doces cristalizados contou com a presença do prefeito de Trindade, Marden Júnior, que aproveitou para destacar a importância da parceria entre a prefeitura e a Emater para proporcionar capacitações como esta para a população.

Panificados

Também entre os dias 10 e 14 de abril, a unidade local da Emater em Goiandira promoveu dois cursos de panificação para produtoras da zona urbana e rural do município. O objetivo foi oferecer capacitação para possibilitar melhoria na renda dessas pessoas. Ambos os cursos foram ministrados pelas extensionistas sociais da Emater, Maria Amabini Costa, da unidade local da Agência de Itauçu, e Euza Dias Naves, da UL Guapó.

Na ocasião, as alunas tiveram a oportunidade de aprender a produzir rosquinha de coco, enroladinho de queijo, bolo de maçã com canela, nhoque russo, rosca húngara, biscoito de queijo, pãozinho brioche e pão de batata-inglesa.