Emater realiza Curso de Quitandas na nova Unidade Didática de Agroindústria

Este é o primeiro curso realizado no novo espaço de formação de produtores e técnicos

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), realizou durante os dias 08 e 09 de março, o curso de Quitandas. A iniciativa ocorreu na Unidade Didática de Agroindústria, em Goiânia, teve como principal objetivo compartilhar conhecimento com agricultoras familiares do município de Senador Canedo.

A capacitação marcou o início das atividades na nova agroindústria. O espaço, segundo a diretora de Gestão Integrada e presidente em substituição da Emater, Maria José Del Peloso, é muito importante, pois simboliza a casa de treinamento e capacitação em agroindústria dos produtores e produtoras rurais de todo o Estado atendidos pela Emater.

Ainda de acordo com ela, além de instrutores bem preparados e do espaço adequadamente equipado, os participantes dos treinamentos terão acesso a diferentes tipos de conhecimentos sobre novas técnicas de produção e exigências para elaboração de produtos. “Quando se tem um aprendizado como esse, as pessoas capacitadas agregam bastante valor aos seus produtos e, consequentemente, aumentam a sua renda”, relata Maria José.

O curso foi supervisionado pela extensionista social da Emater, Janete Alves. Segundo ela, a parceria com as unidades locais é essencial para a realização das atividades. “Nós trouxemos as produtoras de Senador Canedo para a primeira turma nesse espaço, que foi equipado recentemente, para certificar uma formação de qualidade. Nós repassamos o conhecimento teórico e prático para as participantes, com a finalidade de não só garantir a comercialização, mas também repassar o aprendizado”, ressalta.

A iniciativa contou com a participação de 08 produtoras familiares e teve como instrutora a extensionista da Emater, Neurileide Leão. Ela relata a importância desse tipo de ação que a instituição realiza. “É muito gratificante ministrar esse tipo curso, levar conhecimento e ver o interesse das pessoas. Há muito tempo buscávamos um lugar como esse para compartilhar novas ideias e, por isso, essa unidade é a realização de um sonho”, comemora.

Capacitação

A nova Unidade Didática de Agroindústria, além de proporcionar cursos para produtores rurais, também vai promover formações para os técnicos da Agência com objetivo principal de compartilhar o conhecimento, é o que enfatiza o gerente de Assistência Técnica da Emater, Luiz Cesar Gandolfi. “Nós já temos um calendário planejado de atividades nesse novo espaço. Essa unidade é um local de interação com outras entidades, por isso vamos trabalhar juntamente com a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para levar melhorias aos nossos produtores”, explica.

Uma das participantes da formação foi a produtora familiar, Nubia Lopes. Além de integrar a ação, ela foi uma das responsáveis por organizar o grupo de mulheres que participaram. “Eu me sinto privilegiada de fazer parte da primeira turma que utiliza esse novo espaço, que é muito bem organizado. Agradeço muito a Emater por proporcionar essa oportunidade. Somos em maioria mulheres da mesma comunidade e existia, por parte dessas mulheres, uma demanda por uma alternativa de geração de renda. Esse curso vai com certeza gerar uma melhoria na nossa qualidade de vida”, descreve.

Terezinha Aparecida, moradora da zona rural de Senador Canedo, participou do curso e explica como vai compartilhar a experiência. “Vou usar o conhecimento que adquiri para melhorar a produtividade da minha chácara e com certeza vou levar para mais pessoas essas técnicas que aprendi. Nós fomos muito bem recebidos e o espaço de trabalho é novo, grande e bastante equipado”, relata.