Emater realiza treinamento sobre raças zebuínas leiteiras

Evento tem como objetivo difundir conhecimento para a introdução e melhora genética do rebanho leiteiro goiano

Nos dias 10 e 11 de abril, o Centro de Tecnologia e Inovação da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) sedia um treinamento sobre raças zebuínas leiteiras e cruzamentos com essas espécies. O evento é uma realização da Emater em conjunto com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e com parceria do Senar Goiás.

“O objetivo do treinamento é levar conhecimento sobre como as raças zebuínas podem ser usadas em cruzamentos de bovinos leiteiros, além de também mostrar a importância de utilizar animais com procedência para melhoria da qualidade genética do rebanho, o que leva o produtor a ter melhores índices reprodutivos e de produtividade”, explica Ana Kassia Ribeiro, zootecnista da Emater e uma das coordenadoras do evento.

Durante a solenidade de abertura do treinamento, na manhã desta segunda-feira, o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, aproveitou para falar sobre a parceria entre a Agência Goiana e a ABCZ, trabalho este que leva melhores recursos a agricultores familiares do estado. “Estamos buscando cada vez mais intensificar ações capazes de transferir conhecimento e tecnologia e, sobretudo, a genética necessária aos sistemas produtivos da agricultura familiar. O estado de Goiás é caracterizado por propriedades geridas por agricultores familiares, mas nem sempre esses produtores têm acesso a animais de genética superior, o que proporciona incremento produtivo, especialmente na cadeia produtiva do leite”, afirma Pedro Leonardo.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira, destacou como tem sido realizado o trabalho de introdução da raça zebuína na pecuária leiteira junto aos agricultores familiares. “Sabemos que inserir os zebuínos também nos cruzamentos com a pecuária de leite é um desafio para nós, mas vamos trabalhar para melhor ajudar o produtor na sua tomada de decisão”, ressalta o diretor.

Na ocasião, falaram ainda Ottoni Verdi, conselheiro técnico da ABCZ, e Rafael Antônio Rosa, coordenador regional do Senar, que destacaram a importância do treinamento e a parceria com a Agência Goiana. “Para a ABCZ, é uma satisfação muito grande essa parceria com a Emater e com o Senar, para a divulgação da genética melhorada dos bovinos leiteiros. Sabemos que no Centro-Oeste, a genética zebuína é indispensável para a produção. Através do programa de melhoramento genético das raças leiteiras, trabalhamos bastante na evolução do zebu e, agora, temos animais bastante funcionais, produzindo mais leite e com maior aptidão para a produção”, explica Ottoni Verdi.

Entre os assuntos a serem debatidos durante o treinamento, estão a história e evolução genética das raças zebuínas leiteiras, a utilização da raça Gir na formação da raça girolando, os aspectos da produção do leite A2 e muito mais. Os participantes ainda farão visitação em duas fazendas, sendo elas a Estância K, em Bela Vista de Goiás, e a Fazenda Morro do Cruzeiro, em Itaberaí.