Emater responde dúvida sobre secagem de vacas leiteiras em reportagem do Globo Rural

Técnico da Agência Goiana atentou para importância da interrupção da lactação em vacas prenhas

Como realizar a secagem das vacas leiteiras, ou seja, interromper a lactação desses animais? Essa foi a pergunta enviada por uma telespectadora do Globo Rural e respondida por um dos técnicos da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), na edição do programa no último domingo (14). A equipe de reportagem esteve em Goiás, em uma propriedade assistida pela instituição no município de Abadia de Goiás, onde a principal atividade é a produção leiteira, para mostrar como é executado o processo de secagem.

Com uma produção diária de 1.100 litros de leite em sua chácara, o produtor Ricardo Barbosa explicou que nos animais com produção abaixo de 15 litros é feita a secagem abrupta e naqueles com produção acima desse valor o procedimento é realizado de forma gradativa. A secagem é uma tarefa indispensável quando as vacas estão prenhas, importante para a regeneração dos tecidos secretores do leite, que ocorre entre o fim da lactação e o parto.

Segundo o técnico da Emater, o zootecnista Alexandre Domingues, a lactação é interrompida para que o gado possa mandar mais corrente sanguínea para o feto, uma vez que este último exige que grande parte dos nutrientes consumidos sejam revertidos para a gestação. “Se ela [a vaca] não sofrer esse período de descanso, que é o período seco, em torno de 45 a 60 dias, a produção na próxima lactação fica praticamente toda comprometida”, alertou o profissional.

Durante a matéria, o veterinário José Rodolfo, que realiza acompanhamento técnico na propriedade, atentou ainda para a importância da utilização de uma pomada antibiótica que deve ser introduzida no canal do teto das vacas. O medicamento deve ser aplicado cerca de dois meses antes do parto para evitar inflamação nas mamas.

Confira a reportagem do Globo Rural completa:

YouTube player

______
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8340
comunicacao.ematergo@gmail.com