Emater vive momento de protagonismo na retomada pós-pandemia, destacam autoridades

Em reunião, lideranças do setor agropecuário enfatizaram importância do evento evento O Agro É de Todos, que anunciou benefícios para o segmento e a retomada das obras da nova sede da Emater

Na semana seguinte ao evento O Agro É de Todos, realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) no dia 30 de julho no novo Parque Tecnológico de Inovação Rural da Emater, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária colhe repercussões deste que foi tido como um marco não só na história da instituição, como em todo o setor público agrícola goiano. Assim definiram o secretário Antônio Carlos Lima Neto, o presidente Pedro Leonardo Rezende e o deputado federal José Mário Schreiner, em reunião interna da Agência para alinhamento de rotina, ocorrida nesta quinta-feira (06), no ambiente on-line.

Convidados para falar aos 12 coordenadores regionais da Agência, reunidos com o corpo diretivo da casa, Antônio Carlos e José Mário fizeram questão de enfatizar a relevância do evento O Agro É de Todos, que reuniu na futura nova sede administrativa da Emater o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado, além das também jurisdicionadas à Seapa, Agrodefesa e Ceasa-GO, secretários de Estado, demais parlamentares, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de tantas outras das principais entidades do setor público agrícola nacional e da administração pública de Goiás.

“Faço questão de enaltecer, parabenizar cada um de vocês. É no campo que a Emater realiza a transformação da nossa sociedade. E é o esforço do corpo técnico, de cada um que está lá na ponta, capitaneado por esse corpo diretivo, que faz com que a Emater desempenhe um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do Estado de Goiás”, enfatizou o secretário de Agricultura.

Na análise do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o deputado federal José Mário Schreiner, o evento O Agro É de Todos, realizado pela Seapa em conjunto com a Emater, foi “extremamente emblemático”. “Nunca vivi um momento como aquele. Foi um momento único. Tenho muita alegria, satisfação e orgulho pelo trabalho de vocês. A Emater está entregando um trabalho valorosíssimo e que agora está sendo reconhecido por todo o setor público agrícola e pela sociedade não só goiana, como brasileira.”

José Mário recordou o trabalho coordenado pela Emater para a entrega, em assentamentos e acampamentos, das cestas básicas da Campanha de Combate à Propagação do Novo Coronavírus, do Governo de Goiás. “Muitas vezes o Estado não consegue chegar a quem precisa. E aqui em Goiás é a Emater que sabe onde estão essas pessoas, lá no campo. Por isso, o Governo está chegando a lugares onde nunca antes tinha estado. Foi pelo conhecimento da Emater que a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) conseguiu levar alimento a 17 mil famílias esquecidas. Vocês merecem nosso aplauso e nosso reconhecimento”, ressaltou o parlamentar.

Protagonista da retomada

O protagonismo da Emater na pauta da nova Secretaria da Retomada, criada com pioneirismo pelo Governo de Goiás com o objetivo de promover a recuperação da economia no pós-pandemia e oficializada pelo governador Ronaldo Caiado na última terça-feira (04), também foi pontuada por José Mário Schreiner. Pautada nos pilares da união, colaboração e integração, a nova pasta surgiu já com o robusto anúncio de dois trabalhos em andamento, ambos operacionalizados pela Agência.

Na ocasião, que marcou a posse de César Moura, a nova pasta anunciou a destinação de R$ 4 milhões, via Seapa, para a aquisição de produtos da agricultura familiar, além da assinatura do protocolo de intenções entre Governo de Goiás e a Ambev para fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca.

Na primeira, no Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA), cabe à Emater cadastrar o produtor rural e viabilizar seu acesso a essa política pública. Além disso, a instituição oferece o acompanhamento técnico para que os agricultores possam planejar sua produção de forma a garantir um eficiente fornecimento de alimentos para o mercado.

Na segunda, coube à Emater organizar e apresentar à Ambev os pequenos produtores das regiões Norte e Nordeste, as mais vulneráveis de Goiás, aptos a fornecer mandioca para a fabricação de uma cerveja produzida exclusivamente a partir da produção adquirida da agricultura familiar.

Para o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, este é o trabalho da Agência, conduzir políticas públicas eficientes para o setor agrícola goiano, principalmente para a população mais carente do campo. “As pessoas pensam que não há pobreza no meio rural. Elas não conhecem a realidade dessa população. Neste sentido, o trabalho da Emater se torna ainda mais importante e relevante. É muito satisfatório trabalhar para levar novas oportunidades a essas famílias.”

_____
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com