Entrega dos certificados marcam encerramento do 2º Mutirão da Emater realizado em Leopoldo de Bulhões

A edição capacitou 110 alunos em diferentes 9 cursos promovidos no município e região

O encerramento da segunda edição do Mutirão da Emater foi marcado por música, apresentações, entrega de certificados e serviços gratuitos. O evento foi realizado no último sábado, 21/10, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Leopoldo de Bulhões e contou com a participação de toda a comunidade.

As ações promovidas pelo Mutirão da Emater no município iniciaram no dia 9 de outubro com o curso de Piscicultura e na semana do dia 16 a 21 de outubro, as ações foram intensificadas com o início de oito turmas em diversos cursos e palestras, ministrados pela equipe de extensionistas da Agência.

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, ressaltou a importância do trabalho do homem do campo durante a abertura. “Nós que vivemos na zona urbana dependemos destes homens e mulheres porque o alimento que chega à nossa mesa são eles que produzem. Por isso, nosso objetivo é levar conhecimento ao homem do campo através da assistência técnica, da extensão rural e da pesquisa, dando condições para que ele inove cada vez mais na sua propriedade para produzir com qualidade e ter independência econômica”, destacou o presidente.

O prefeito de Leopoldo de Bulhões, Alécio Mendes, afirmou que o Mutirão da Emater foi só o começo de uma grande parceria com a Agência. “Nós queremos dar continuidade ao trabalho realizado aqui nesta semana, vamos organizar novos momentos para a Emater voltar para Leopoldo de Bulhões e ministrar mais cursos para nossa gente”, pontuou.

A segunda edição do Mutirão da Emater capacitou 110 alunos e alunos na zona urbana e rural da cidade e nos municípios vizinhos. A Agência em parceria com a Prefeitura de Leopoldo de Bulhões e com a Câmara Municipal promoveu cursos de processamento de carnes, produção de salgados, produção de quitandas, oficina de frango desossado, produção artesanal de doces, produção artesanal de conservas e processamento de leite.

De acordo com a aluna do curso de conservas e desossa de frangos Cecília Correia, o curso é uma oportunidade de prosperar e abrir o próprio negócio. “Eu estou muito feliz e quero agradecer a Emater por ter realizado o Mutirão aqui na nossa cidade”, ressaltou.

A produtora rural Wagna Noberto Rocha ficou muito feliz de participar do curso de processamento de leite realizado na comunidade do Carrefourzinho. “Eu sou produtora, tiro leite, faço queijos e não sabia da riqueza que a gente estava desperdiçando, que é o soro. Temos o costume de jogar o soro fora depois que fazemos o queijo e com ele ainda é possível fazer doce, ricota entre outras receitas”, explicou.

Através das ações realizadas durante o mutirão, a Emater pretende dar condições técnicas aos participantes para que eles possam empreender, aumentar sua rentabilidade, além de fomentar a economia da região.