Equipamentos com manutenção em dia têm maior retorno financeiro para a propriedade, aponta profissional da Emater

Pesquisador da instituição, Romeu Soares apresentou palestra transmitida pelo canal da Emater no YouTube. Segundo ele, manutenção preventiva melhora qualidade do serviço e aumenta vida útil das máquinas

Em live transmitida nesta quarta-feira (16), no canal da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) no YouTube, o pesquisador da instituição, Romeu Soares, explicou porque a revisão e manutenção dos maquinários agrícolas são fundamentais para garantir a produtividade nas propriedades rurais.

“Equipamentos com a manutenção em dia agilizam o trabalho, proporcionando maior rendimento nas atividades agrícolas e maior retorno financeiro”, disse. O profissional esclareceu que o custo para fazer correções ou troca de peças é muito maior do que o valor gasto com manutenção preventiva.

Durante a palestra, Soares listou quais são os tipos de revisão: preditiva, que prevê problemas baseando-se no histórico do equipamento e do fabricante; preventiva, feita antes das avarias acontecerem; e corretiva, feita após os danos. 

“Algum conserto sempre será necessário em virtude do trabalho pesado das máquinas agrícolas, mas com a prevenção pode-se diminuir bastante estas interrupções ocasionadas pela quebra dos equipamentos”, informou.

As vantagens de uma manutenção preventiva e eficiente são várias, segundo o pesquisador. Segurança e conforto do operador, melhoria da qualidade do serviço, economia de combustível, diminuição da gravidade das avarias, tempestividade das operações agrícolas, redução da possibilidade de eventos extremos e aumento da vida útil da máquina são apenas algumas delas.

Soares atentou ainda para a necessidade de operadores e técnicos qualificados e atenção aos manuais das máquinas e equipamentos. O trator, por exemplo, um dos principais aparatos do trabalhador rural, deve ser conduzido por um profissional devidamente treinado e receber cuidados diariamente.  

Sobre o maquinário, o engenheiro agrônomo elencou também os principais pontos de cautela: sistemas de lubrificação, alimentação de ar e arrefecimento do motor, sistema hidráulico e sistema elétrico. Os pinos graxeiros também devem ser engraxados regularmente e o abastecimento do tanque de combustível deve ser realizado ao final da jornada de trabalho. 

Confira a live na íntegra

YouTube player

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias